Nesta quinta-feira, 21, o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que uma tentativa de golpe configura “crime consumado”. Além disso, o ministro do STF disse não ver “sentido” na anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.
“Quando se faz o atentado contra o Estado de Direito e ele se consuma, ele já não mais existe”, observou Mendes, ao conversar com jornalistas durante um congresso da Associação Brasileira de Planos de Saúde. “Então, é óbvio que o se pune é a própria tentativa de atentar contra o Estado de Direito.”
Mendes aproveitou para criticar o perdão aos manifestantes, atualmente uma das pautas prioritárias da direita no Congresso Nacional, mas que se encontra parada no Parlamento, sobretudo depois de um suicídio na Praça dos Três Poderes, na semana passada. “Não faz sentido se falar em anistia”, declarou, em alusão à mais recente operação da Polícia Federal que descobriu um suposto plano de golpe, que incluía assassinar o presidente Lula, o vice dele, Geraldo Alckmin, e Alexandre de Moraes, por meio de envenenamento. A suposta trama, porém, não chegou sequer a sair do papel.
Atualmente, debate-se a conduta dos envolvidos nessa ação da PF. Membros do STF entendem que há tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito, ambos com emprego de violência ou grave ameaça. No entanto, os atos dos investigados também podem ser interpretados como meramente preparatórios, o que levaria as condutas a não serem passíveis de punições no campo criminal. Na tarde de hoje, o tenente-coronel Mauro Cid vai prestar depoimento no STF, a fim de explicar “omissões” em sua delação, que teria a ver com as mais recentes descobertas da PF.
Leia também: “Gilmar Mendes, o presidente do Poder Judiciário”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 29 da Revista Oeste
Não vejo sentido a existência desse stf…vergonha é atraso
Eu não vejo o menor sentido dele no STF.
Não faz sentindo é o desserviço que o senhor presta ao país
Falando fora dos autos e libertando corruptos, apoiando um ministro que atua fora da lei, não respeitando o devido processo legal, um ditador. A anistia é necessária para corrigir as ilegalidades cometidas pelo STF, Instituição sem nenhuma credibilidade, que atua politicamente. . VERGONHOSO,
Cara, que interpretação jurídica mais esdrúxula do direito. Só existe tentativa de assassinato se existe no mundo real uma tentativa. Desejar, pensar, querer, fantasiar, imaginar, sonhar e outras verbos semelhantes não são tentativas de nada. É preciso por em prática algo que possa causar o efeito para que exista o mínimo de razoabilidade para indicar uma tentativa de golpe. Em nenhum dos atos praticados até o momento no Brasil existe a figura da tentativa de golpe de Estado. Todo o processo ilegal, anticonstitucional e ditatorial realizado até então pelo STF possuí vícios de origem que indicam que deveriam ser anulados, e pelo abuso de autoridade praticado pelos verdadeiros vilões, esses deveriam ser levados ao devido processo legal e responder por seus crimes. O que é dito não é ataque, nem tentativa de golpe, nem ato antidemocrático, é só a opinião de um cidadão brasileiro que deseja que o Brasil se consolide como um Estado Democrático de Direito de verdade.
Claro, existem aqueles que acham que o batom em uma estátua tem poder de derrubar um Estado. Outros acham que uma velhinha com uma Bíblia na mão é uma pessoa de alta periculosidade, e tem aqueles que acham que criticar um político do seu viés ideológico ou que persegue alguém que não vou com a cara é um ato antidemocrático. Esses até podem entender que o pensamento é a origem das palavras e as palavras podem gerar atos, é óbvio que existem muitos atos que não deveriam ocorrer e causam o mal. Esses podem entender que é preciso cortar o mal pela raiz, então que as pessoas sejam punidas por qualquer pensamento que ameace o Status Quo, Cuidado, muito cuidado, isso não é bom nem para direita, nem para esquerda e nem pra o centro. Isso só é bom para as Elites que dominam, exploram e se locupletam com o suor e o sangue do povo brasileiro.
Este é mais um que envergonha a nação.
Este senhor, não tem que ficar falando e dando palpites, a não ser quando convocado, nos autos…..
Eu não vejo sentido na falta de sentido de Gilmar Mendes. “E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz…” (Lc 18.6). “… o juízo [de Deus] será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo” (Tg 2.13).
E eu não vejo sentido ao que o Gilmar prestou até hoje ap país, no STF.
Boca de sapo defecando mentiras
ele quer guerra, violência e se possível pena de morte. Ele não quer pacificação nem paz e nem dá bola para a imagem do Brasil no planeta.
Será que tua mãe pensaria em fazer sentido em te escarrar? Para o povo deveria se o revés de um parto!
Sentido não vejo de você ser escarrado ou nascido….fede do mesmo jeito, boca de sapo dos infernos!