A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, criticou, mais uma vez, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa de juros.
Para ela, o reajuste da Selic para 11,25% é uma “sabotagem à economia do país e eleva ainda mais os juros estratosféricos”. “Irresponsabilidade total com um país que precisa e quer continuar crescendo”, escreveu.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Logo depois, o Twitter/X acrescentou uma nota de correção, ao incluir contexto ao post de Gleisi. O texto lembra que a decisão do Copom foi adotada de “forma unânime por todos os membros do comitê”. “Inclusive o atual indicado do governo para assumir a presidência do Banco Central, Gabriel Muricca Galipolo, votou a favor”.
A decisão do Copom pela alta de 0,5 ponto porcentual na taxa de juros foi tomada em reunião na última quarta-feira, 6. Esse aumento é o mais significativo desde maio de 2022 diante da alta da inflação.
“O ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos”, informou a nota do Copom.
O governo segue afirmando que apresentará um plano de corte de gastos nesta semana.
Desde que Lula assumiu o governo, ele e seus aliados têm criticado exaustivamente a taxa de juros, pressionando por uma queda. O alvo preferencial dos ataques é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que deixará o cargo no fim do ano. Ele foi escolhido ainda na gestão de Jair Bolsonaro e permaneceu por ter mandato e estabilidade no cargo.
Lula já escolheu Galípolo para substituir Campos Neto. O futuro presidente do BC também votou, na quarta-feira, a favor de elevar os juros.
A trajetória da taxa de juros
A Selic estava em 13,75% ao ano, em julho de 2023. De lá para cá, o Banco Central reduziu a taxa e a manteve em 10,5%, em junho de 2024. O aumento de setembro marcou o primeiro ajuste na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Este é o segundo aumento consecutivo.
O mercado já antecipava este ajuste e projeta que a taxa alcance 11,75% até o fim de 2024, conforme o Relatório Focus do Banco Central. O órgão ainda analisa os fatores internos que poderiam contribuir para a inflação.
Vagabunda!
Qual a importância desse figura ? Vamos mudar de assunto
Idiota
Tá difícil de ler as matérias da oeste com esta janela flutuante que surgiu de uns dias pra cá.
Povo totalmente despreparados, em tudo. Não pesquisam, não estudam e não se informam, parece que sentem prazer em passar vergonha.
Se cair de quatro, PASTA…
Essa aí só entende de cama.
As surras que a esquerda vem tomando têm causado transtornos estratosféricos.
Essa “coxa amante” falando e um gambá peidando, é a mesma coisa!!
Sem querer ofender o gambá.
ah sim, coitado do gambá, não se compara a essa Amante…
Essa Glesi é muito hipócrita…se mete em assinto que nada entende…petralhada maldita!!
Ela e seu partido são culpados pela alta da taxa de juros (incluindo fatores externos). É só cortar os gastos dos companheiros.
Uma amante que só sabe ser amante de vagabundo e nada mais!