A governadora interina do Distrito Federal (DF), Celina Leão (PP), criticou a proposta de criação de uma Guarda Nacional, um dos principais itens do tal “pacote da democracia” apresentado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, como resposta aos atos que ocorreram em Brasília. A ideia do comunista é criar uma tropa para cuidar de parte da segurança do Distrito Federal.
Celina disse que as forças de segurança do DF sofreram um “apagão”, mas defendeu o fato de que a Polícia Militar “dá conta” de lidar com manifestações de grande porte.
“Não concordamos com essa criação da guarda”, disse Celina, na reunião dos governadores que ocorreu nesta sexta-feira, 27. “A nossa Polícia Militar dá conta, sim. O que faltou no dia 8 foi um comando. A Polícia Militar nunca faltou em todas as manifestações que tiveram aqui. Então não concordamos com a criação dessa guarda. Então acho que um reforço do batalhão que já providenciamos e a construção de um novo batalhão vão resolver definitivamente esse problema.”
Celina defendeu a ideia de que a medida seja discutida prioritariamente pela classe política do próprio DF e disse que os policiais militares são “homens treinados”.
“Não acredito que seja uma interferência, mas, sim, mais um comando, porque no momento principal, problema que nós tivemos, a Polícia Militar vai ter de ser acionada”, observou a governadora. “Estamos falando de 15 mil homens, e são esses homens que no momento necessário, são homens treinados, temos polícias especializadas. Então, assim, a criação da Guarda Nacional precisa ser discutida com os políticos, os parlamentares, os senadores aqui do Distrito Federal.”
Relacionadas
Lula quer na verdade é criar uma guarda revolucionário como na Venezuela para se perpetuar no poder!
A Dona Celina não está entendendo… Trata-se de uma guarda pra policiar a Polícia Militar do DF!
Se a PMDF tivesse cumprido suas obrigações e tivesse realizado o patrulhamento preventivo nada disso estaria acontecendo. Eles (uma parcela da tropa) são incompetentes e omissos e depois querem ser premiados ? Isso não é uma exclusividade da PMDF, faz tempo que as corporações policiais militares estão fora do controle dos governadores, são insubmissos e desrespeitam à hierarquia. Acho que a proposta de criação da guarda nacional é muito branda, era para autorizar cada estado cria sua guarda nacional assim como nos EUA.
Essa Guarda Nacional (BOLIVARIANA) que Don Molusco Corneone que criar, não é pada defender nada.
É para bater no povo, igualzinho aos TONTON MACOUTE de Papa Doc no Haiti, ou os “COLECTIVOS” de Maduro na
Venezuela.
Não se enganem com as palavras desse vigarista.
Você já está bem doutrinado. Não sabe distinguir o que é a realidade e o que é ficção. Nos estados Unidos existe uma guarda nacional para cada estado e lá essas tropas são usadas em situações de emergência pública e desastres naturais. Essa é a mesma proposta da guarda nacional brasileira. A diferença é que a daqui terá sua atuação limitada ao DF, tendo maiores restrições de atuação do que às dos EUA.
Sonha inocente.
É Miguel, lá tem democracia e um STF que respeita a constituição! Imagine essa guarda nacional a mando de Moraes para perseguir pessoas de direita! Seria um massacre!
Paulo ! Os EUA têm uma democracia tão imperfeita quanto a do Brasil ou você esquece que para ter democracia é necessário ter liberdade ? Nos EUA a liberdade é apenas aparente, o governo espiona todos os cidadãos americanos (criminosos ou não) por meio de agências como a NSA. Onde está a suprema corte americana para garantir que a 14° emenda seja respeitada e os cidadãos americanos não sejam espionados arbitrariamente ? Quanto a guarda nacional brasileira, você têm que distinguir instituições de estado de instituições de governo. A guarda nacional será uma instituição de estado e não de governo. Será como a PF , PRF e o Exército. Esses órgãos que citei não perseguem arbitrariamente pessoas de direita, apenas cumprem sua obrigações constitucionais. Por exemplo, a PF já investigou e prendeu tanto pessoas de direita quanto de esquerda, não é a ideologia que importa.
Acho que quem está sonhando em apanhar da guarda nacional é você. Mas , não se preocupe, a guarda não vai procurar você sem motivo (a PM idem). A não ser que você planeje ou cometa crimes, a guarda nacional não vai perder tempo indo à sua casa.
Ela tem toda a razão. Ninguém quer uma guarda pretoriana. Onde ela existe, é em regimes de opressão.
É difícil ser vidraça né?