A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) divulgou, na tarde desta sexta-feira, 5, uma nota comunicando o roubo de um veículo que transportava material radioativo. O crime, no entanto, ocorreu na zona leste de São Paulo na segunda-feira 1°.
De acordo com o órgão, o funcionário de uma empresa terceirizada, responsável pelo transporte dos produtos, teria descumprido normas de segurança. O Cnen é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Tais normas exigem que os veículos ccom substâncias radioativas só parem em locais monitorados. O funcionário estacionou o automóvel na rua, nas proximidades de sua casa. No dia seguinte, o carro não estava mais lá.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O Cnen alega que o material não oferece riscos à sociedade. Além disso, segundo o órgão governamental, os criminosos visavam o carro e não devem ter qualquer interesse nos produtos que nele se encontravam.
Governo federal deletou nota sobre roubo de material radioativo
Esta é foi a segunda nota publicada sobre o assunto. Conforme observou Oeste, o governo federal emitiu o primeiro comunicado por volta das 14h da quinta-feira, 4.
Leia mais
Além disso, não há como o público visualizar a primeira nota. A página do Cnen indica se tratar de um “conteúdo restrito”. Nesse sentido, o órgão solicita uma “autenticação” para a liberação do acesso.
Na nova publicação, o Cnen não esclareceu o motivo de a nota anterior sair do ar.
Leia também: “O sal da picanha”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 224 da Revista Oeste
“não devem ter qualquer interesse” mas podem descartar, e o perigo não desaparece.