O governo de São Paulo divulgou, nesta quarta-feira, 5, as datas das três audiências públicas para discutir a concessão de três linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). São elas: linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. A ação é da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
As reuniões serão realizadas presencialmente nos dias 19, 20 e 21 de junho, nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes. É possível ter acesso ao debate de maneira remota, ao vivo pela internet. Elas têm o objetivo de colher sugestões e contribuições sobre o projeto de parceria público-privada (PPP) dessas linhas.
A decisão é do secretário de parcerias em investimentos, Rafael Benini. Em janeiro, ele afirmou que, com o investimento privado, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM terão seus trajetos prolongados.
“Estamos falando em estender a linha 11 até César de Castro, estender a linha 12 até Suzano e estender a linha 13 até Bonsucesso”, disse Benini à época. “Serão muitos projetos para São Paulo.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na quarta-feira 19, a audiência pública acontece em São Paulo, às 9h, na sede do Departamento de Estrada de Rodagem (DER). A reunião de Guarulhos acontece na quinta-feira 20, às 9h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já na sexta-feira 21, o encontro de Mogi das Cruzes está marcado para as 9h30, no auditório da OAB-Mogi das Cruzes.
Interesse do governo de SP em concessões
Desde o início de seu mandato, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), busca o auxílio da iniciativa privada para acelerar e até substituir obras e serviços públicos.
O governador criou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) em janeiro de 2023, com foco na atração de mais investimentos e oportunidades de geração de emprego e renda no Estado de São Paulo, de acordo com o governo.
Leia também: “São Paulo contra o crime”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 208 da Revista Oeste
Por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), os projetos prioritários do governo são qualificados para serem concedidos à iniciativa privada na forma de concessões comuns, PPPs e desestatização de empresas com participação acionária do governo de São Paulo, como no caso da Sabesp.
A projeção do governo é que os empreendimentos qualificados possam gerar mais de R$ 200 bilhões em investimentos no Estado para os próximos anos.