A ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro, também conhecida como Daniela do Waguinho, foi finalmente oficializada como vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional.
Enviada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em 12 de setembro, a indicação foi assinada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
A deputada federal foi recebida pelo presidente Lula na quarta-feira 27, no Palácio do Planalto. Ela estava acompanhada de seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, mais conhecido como Waguinho.
“Durante nossa conversa, o presidente firmou um compromisso sólido de nos auxiliar na abordagem das questões de violência que têm afligido nosso município”, comentou Daniela sobre o encontro.
“Ele demonstrou profundo comprometimento com a segurança e o bem-estar de nossa população.”
A nomeação acontece um pouco mais de dois meses depois de Daniela ser demitida por Lula do cargo de ministra do Turismo.
Demissão de Daniela do Waguinho do Ministério do Turismo
Daniela do Waguinho foi demitida do Ministério de Turismo em 13 de julho. Ela foi a segunda pessoa a cair do primeiro escalão da atual gestão lulista — o primeiro foi o general Gonçalves Dias, que deixou o comando do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em 19 de abril, horas depois da divulgação de imagens que mostraram que ele estava no Palácio do Planalto no momento da invasão de 8 de janeiro.
A troca no Ministério do Turismo se deu depois de pressão por parte da direção do União Brasil. Isso porque Daniela e o marido dela entraram em rota de colisão com a legenda. No começo do ano, o prefeito de Belford Roxo, então presidente do diretório fluminense do partido, desfiliou-se e migrou para o Republicanos. Daniela, então, consultou o Tribunal Superior Eleitoral se poderia deixar o União Brasil sem perder o mandato na Câmara dos Deputados.
Com 213 mil votos, Daniela do Waguinho foi a candidata a deputada federal mais bem votada no Rio de Janeiro em 2022. Em janeiro deste ano, Oeste mostrou que um grupo miliciano ligado ao casal Carneiro “fechou” a cidade de Belford Roxo na intenção de ajudar na eleição de Lula.
FOI DEMITIDA OU TIROU FÉRIAS ?
A caverna do Ali Babá continua completa…