O general Marco Edson Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pediu exoneração do cargo no fim da tarde desta quarta-feira, 19. A informação foi confirmada por Oeste.
A demissão acontece depois que o presidente Lula convocou uma reunião de emergência com pelo menos três ministros do governo. O encontro não estava previsto na agenda oficial do petista. Na ocasião, foi discutida a permanência de Gonçalves Dias no GSI.
Inicialmente, a expectativa era que Dias fosse exonerado do cargo e não que pedisse o afastamento. Desse modo, ele é o primeiro ministro do governo Lula a cair — em quatro meses de governo.
Para a saída do GSI pesou o fato, conforme apurou Oeste, de que Lula se sentiu traído pelo general. O então ministro teria mentido, segundo a versão do petista, sobre as imagens da invasão ao Palácio do Planalto.
Até a base governista cobrava a saída de Gonçalves Dias
Conforme noticiou Oeste, o deputado governista Orlando Silva (PCdoB-SP) defendeu a exoneração de Dias. “Não há condições de o ministro Gonçalves Dias seguir no GSI”, explicou Silva.
A situação do general passou a ser questionada depois que a CNN Brasil divulgou imagens que mostram Dias dentro do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo em 8 de janeiro.
O ministro chegou até mesmo a faltar na Comissão de Segurança Pública da Câmara, marcada para as 14 horas. Como desculpa, ele apresentou um atestado médico, emitido às 13 horas, informando que foi atendido hoje com “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”.
No entanto, conforme apurou Oeste, até às 11 horas a presença do general estava confirmada. Como resposta, o colegiado aprovou uma convocação de Dias com o apoio dos parlamentares governistas. Porém, como ele perdeu o status de ministro de Estado, a sua presença na Câmara deixa de ser obrigatória — agora, só uma eventual CPMI poderá convocá-lo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Será mesmo que o único responsável por essa “escorregada na marmelada” foi o general ??
Ou será que cumpriu ordens superiores ??
Com a palavra as FFAA !!
É para isso que servem os ‘laranjas’. Quando a sujeira dá errado joga-se a culpa no laranja e o chefe da quadrilha nunca é exposto.
E Luladrão vai dizer como sempre q não sabia de nada.
Revista Oeste, imagens “derrubam”? Derrubam uma ova! Saída estratégica, tem quem que banir esse desgoverno e seus asseclas e mandá-los pra presídio de segurança máxima
Uma vez ouvi um adágio que incorporei no meu vocabulário: “A VERDADE É A FILHA PREDILETA DO TEMPO!”
Portanto, vamos dar tempo ao Tempo. A Verdade, à medida que o Senhor Tempo passa, vai desencavar as podridões enterradas no Planalto e no…. STF, claro!
Ouvi slguém gritar: “CABEÇA-DE-PIROKA, TUA BATATA ESTÁ ASSANDO, COISA RUIM!”
Colheram uma melancia.
General assecla do 9 Dedos e toda a corja, STF e TSE inclusos! Olha a cara do capanga! Marginais, todos eles!
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Parabéns pela publicação !!
Como ocorreu em 1954, no atentado da Rua Tonelero, o chefe da segurança da presidência “fudeu” o seu chefe. O Nove Dedos poderia fazer como Getúlio Vargas, suicidar-se, mas ele não tem dignidade para fazê-lo.
Cadê o Pacheco? Já se pronunciou?
Não entendi por que Lula exonerou o ministro, agora. O Planalto já não tinha desde sempre acesso às imagens (tanto é que decretou o seu sigilo)? Ou vão dizer que Lula, Dino e todo o seu entorno nas tiveram sequer a curiosidade de conferir as imagens pra saber o que aconteceu? Nem mesmo eleitores do PT podem ser tão idiotas a ponto de acreditar que só tomaram conhecimento do fato após a CNN divulgar as imagens.
Decretaram sigilo de 5 anos. Compraram Deputados para retirarem assinaturas do requerimento da CPMI. O G.Dias estava muito bem no cargo e muitos analistas políticos já davam a CPMI como encerrada. Só não conseguiram prever o vazamento. Aí, tudo mudou de figura! O que será que tem por trás disso??!!
Foi a solução que nine achou pra tirar o dele da reta. Só pode!
A pergunta mais importante é: se AM tinha acesso a todas essas imagens, por que, em nenhum momento, o ministro GSI foi incluído no inquérito que apura os fatos?
E pensar que ainda tem cidadãos que estão presos há mais de 100 dias, perderam tudo, estão sendo julgados no atacado, e o ministro do GSI sequer foi citado pelo STF (que desde o início teve acesso às imagens) para dar explicações.
CPMI tem autoridade para CONVOCAR Ministros do Supremo e não somente convidá-los.
O que falta para mandar prende-lo ?
Foi a solução que nine achou pra tirar o dele da reta. Só pode!
AGORA, SUJOU GERAL! LÁ VEM CHUCHU TODO SORRIDENTE.
O molusco começa a derreter conforme planejado. O XUXU está no aquecimento………….
Um general que se acovarda para comparecer a uma simples comissão, como agiria numa guerra com dezenas de metralhadoras apontadas para si? Que Exército é este? VERGONHA! Esclareça os fatos com coragem. Assuma as consequências dos atos atos! É o mínimo a fazer, se honra ainda importa.
E agora, Pacheco?
Cadeia nele ja!! por muito menos prenderam o Torres
Vejam. Vou colocar o texto entre aspas, porque não sou eu que estou dizendo: “O nome de G.Dias havia sido anunciado por Lula em 29 de dezembro, antes de sua posse como presidente. Ele era um dos homens de confiança do petista, tendo sido responsável pela segurança de Lula em dois mandatos presidenciais anteriores.” Este excerto está publicado no Portal G1, da Globo. E ainda teve comentarista por aqui que disse que o General é resquício Bolsonarista! Não sabe de nada, não é Serginho?
Não queremos o Gonçalves Dias… queremos é a Ana Priscila com um detector de mentiras…. Ali sim está a informação de onde veio as ordens para “missão dada, missão cumprida”… ali sim está o fio que pode romper a teia da esquerda querendo fazer os verdadeiros ganhadores das eleições ter medo de ir às ruas pleitear auditoria no processo de apuração (cadê o código fonte Xandão ????).
Molusco, agora você sabe como milhões de brasileiros de bem se sentem quando escutam suas mentiras.
Não queremos o peixe pequeno… o executor de tarefas… queremos o tubarão, o mandante … ou melhor : não tubarão, mas sim “molusco”….
Molusco, agora você sabe como milhões de brasileiros de bem se sentem quando escutam suas mentiras.
Para surpresa de ninguém, a verdade não tarda a aparecer. Resta saber o que será feito depois de mais essa evidência…
Eu sabia que tinha jogada suja nessa liberação das imagens.Encontraram um boi de piranha.Espero que a oposição não caia nessa.Agora,a CPMI se torna ainda mais necessária.
Manda ele para um quartel da Polícia do Exército que ele abre a boca em 5 minutos. O Exército não está envolvido nessa sujeira, mas sim o Alto Comando que são 15 Generais de 4 estrelas comandados pelo General Tomás que é o Comandante do Exército e que deram a decisão de ficar em cima do muro e deixar tudo como está. Os soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e os coronéis que estão nos quartéis não participaram de nada. Devido a hierarquia eles são obrigados a cumprir as ordens, mas tudo isso que aconteceu hoje deve ter caído feito uma bomba atômica nos quartéis.
Para surpresa de ‘zero’ pessoas…
A verdade não tarda a aparecer. Resta saber o que sera feito sobre mais essa evidência…
Esse médico que deu o atestado médico deveria ser investigado.
General não segura uma paçoca!
Até que enfim a verdade aparece à todos nós brasileiros.
A verdade é muito maior… é quem são os criadores / mandantes deste circo que foi 8 de Janeiro… Com certeza ai tem dedos (melhor… 9 dedos) de muita gente graúda.