O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou 24 obras para ampliar a oferta de água à população brasileira no primeiro semestre de 2021. Ao todo, foram investidos R$ 439 milhões em obras hídricas estruturantes, instalação de sistemas de abastecimento e obras de gestão de riscos e desastres. A maior parte do investimento foi para o Nordeste.
Os principais empreendimentos inaugurados neste período foram o trecho IV do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera, em Alagoas; a construção do Ramal do Apodi, trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco; e a Barragem Poço de Varas, no Rio Grande do Norte.
Em maio deste ano, o ministro Rogério Marinho anunciou investimentos para a implantação de 1.065 poços e 2.656 cisternas em 238 municípios do Nordeste. O objetivo é reduzir a dependência de carros-pipa para abastecimento de água.
Programa Água Doce
O Programa Água Doce é uma iniciativa que visa a tratar a água e torná-la própria para consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente na região do semiárido brasileiro.
Leia também: “Governo projeta alta de R$ 2,47 bi na arrecadação em 2022”
E ainda tem gente que só sabe fazer criticas, devem estar sequestradas mentalmente pelos especialistas.