O Ministério do Meio Ambiente firmou acordos com associações setoriais nesta segunda-feira, 14, que preveem a despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia.
Sobre o monitoramento da qualidade da água, foi assinado contrato com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). O acordo prevê a criação de uma plataforma digital para aprimorar a gestão da qualidade da água em todo o Brasil.
Outro acordo assinado trata da logística reversa de óleo lubrificante. Por meio dele, a expectativa é que sejam integradas informações setoriais sobre essa logística no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e, com isso, seja desenvolvido um aplicativo on-line, para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no país — como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.
Há, ainda, a parceria para elaboração do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos. “Esta ferramenta digital indicará as regiões com maior potencial para investimentos no aproveitamento do lixo como fonte de energia”, explicou o ministério.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: “Projeto da Embrapa pode levar saneamento para zonas rurais”
Ótima notícia e perspectiva de uma vida mais digna. Somos 230 milhões aguardando por isso.
Me parece o caminho certo; desenvolvimento de aplicativos para coleta e crítica de dados, para análise e identificação de possíveis soluções!
Show
Ótima notícia!!! Estamos anos-luz atrás do primeiro mundo…. Agora vai!!!!