O Ministério da Justiça e Segurança Pública investiga o desaparecimento de nove cartuchos, três munições e um rádio APX pertencentes à Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. Os itens sumiram na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A investigação abrange 11 inquéritos técnicos, abertos em setembro de 2024.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o site Metrópoles, o ministério conduz as investigações de maneira restrita, para não comprometer o andamento das apurações.
O objetivo da investigação
O objetivo é identificar as circunstâncias do extravio e as possíveis responsabilidades dos profissionais envolvidos. Caso se constate responsabilidade, medidas serão adotadas, o que inclui ressarcimento ao Estado e possível desmobilização dos agentes.
Integrantes da Polícia Federal explicaram que, se necessário, a investigação poderá ser transferida para a esfera criminal.
Estado de emergência na Terra Yanomami
Em 2023, o Ministério da Saúde declarou estado de emergência na região ianomâmi, em razão da crise de fome, altos índices de desnutrição, malária e casos de covid-19 entre os indígenas.
Os ministérios dos Direitos Humanos, dos Povos Indígenas e da Defesa criaram uma força-tarefa para enfrentar os desafios.
Segundo o Metrópoles, o trabalho visa a mitigar problemas de saúde e garantir a segurança das comunidades indígenas. A situação na Terra Yanomami tem atraído a atenção de várias entidades, que monitoram o progresso das ações.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Velho ultrapassado , atrasado , retrógrado,leniente com o crime ,sem empatia pelas vítimas .
Quem sabe ele, e aqueles filhos Idiotas dele aprende que com a bandidagem não existe 4 linhas!
Sou Bolsonarista Roxo, mas estou convicto que o Bolsonaro tem mais é que se foder!
Marco Antônio Peres ,o único que vai se fuder aqui é você ,um fudido analfabeto ,pobre .
Seu nome nunca será lembrado, quando esse corpo inútil for destruído por larvas , não restará nada .
🚨🌈💩
Eita, que comentário mais desconexo…!