O governo federal abriu nesta sexta-feira, 25, uma consulta pública sobre o processo de privatização dos Correios. Por 45 dias, os documentos da concessão ficarão disponíveis para que os interessados possam dar suas contribuições sobre o tema.
Segundo consta no Diário Oficial da União, a participação se dará pela plataforma Participa + Brasil. O texto foi aprovado pela Câmara no ano passado, mas de lá para cá não avançou no Senado.
Relacionadas
Também está prevista a realização de uma audiência pública em 24 de março. A consulta e a audiência públicas são etapas obrigatórias dentro do processo de privatização e antecedem a análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
Maior operador logístico do Brasil, os Correios alcançam todos os municípios brasileiros e são a maior estatal de controle direto da União. Em agosto, tinha 90 mil funcionários.
O projeto que tramita no Congresso abre caminho para a privatização, ao criar um marco legal para o setor postal. O modelo escolhido pelo governo foi a venda de 100% da empresa.
A companhia foi inserida no Programa Nacional de Desestatização (PND) em março deste ano. Em agosto, o projeto de lei, de autoria do governo Bolsonaro, foi aprovado pela Câmara dos Deputados com 286 votos favoráveis, 173 contrários, além de duas abstenções.
Mas, no Senado, a proposta estacionou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o relatório do senador Marcio Bittar (PSL-AC) precisa ser votado. O presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), por exemplo, é contra a venda do controle.
Os defensores da proposta trabalham contra o tempo para tentar aprovar a privatização. A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seillier, entende que o Senado precisa aprovar o texto até abril, para que haja tempo de cumprir os demais trâmites da desestatização.
Segundo a secretária, somente com a privatização dos Correios será possível realizar investimentos com a celeridade e com o volume necessários para modernizar a companhia, sem deixar de levar o serviço postal para todos os brasileiros.
No início do ano, Oeste fez uma reportagem especial detalhando o que está em jogo na privatização dos Correiros. Leia aqui.
Privatizar o mais rápido possível
E A PETROBRÁS? NINHO DOS SANGUE SUGA POLÍTICOS!
O governo deve privatizar os correios que já teve seu valor, e hj é um elefante branco e um grande cabide de empregos. Dessa forma ficará nos correios, quem realmente quer trabalhar, e não um monte de encostados como tem hoje…
…. Nem vai avançar! Com o suposto ladrão à frente das pesquisas, não querem mexer no vespeiro no lugar que é supostamente, dividido em facções. A ver.
Privatização já!!!
Tem que privatizar sim.
Chega dos correios ser usado em troca de apoio de campanha politica de bandidos.
Petralhas como esse oto do psd estão querendo continuar donos das diretorias dos correios.
Chega de nós brasileiros pagarmos tanto imposto para manter picaretas em estatais, congresso, stf, camaras e etc.