O governo do presidente Lula assinou contratos de R$ 650 milhões com uma série de empreiteiras que possuem condutas suspeitas de prática de cartel em obras de pavimentação. Conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, os contratos foram herdados da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As condutas das empresas são semelhantes às reveladas em 2022 durante uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a ação de um ‘cartel do asfalto’ a partir de licitações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A fiscalização do TCU e da Controladoria-Geral da União indicavam irregularidades em série, como superfaturamentos, desvios e obras precárias. Na gestão Bolsonaro, a Codevasf foi entregue ao comando do centrão. Lula manteve a liderança da estatal da mesma forma em troca de apoio no Congresso.
Relacionadas
O jornal analisou 56 licitações de pavimentação da estatal, referentes ao ano passado. A maioria foi feita em dezembro. Desse total, 47 concorrências foram assinadas em 2023, no governo Lula. Grande parte das concorrências teve a participação de pelo menos uma empreiteira citada pelo TCU como suspeita de integrar o “cartel”. Os contratos resultantes desse lote somam R$ 650 milhões.
Durante o período de transição, a equipe de Lula usou a Codevasf como um mau exemplo de uso de recursos de emendas parlamentares. No entanto, as mudanças mais bruscas na estatal foram barradas com a decisão do governo de manter a estatal nas mãos do engenheiro Marcelo Moreira, que teve o aval do União Brasil. Moreira é presidente da Codevasf desde 2019.
Modo operantes de Governar kkkkk Faz o L !
Será Lulla o saranás?
Normal…ou alguem espera q o desgoverno-fraudador va fazer algo de honesto ? Este ser das trevas nasceu bandido fascista e assim ira morrer, mad espero q morra a la Gadaffi
Queriam o que da quadrilha? Ora senhores …
O esquema de roubar deles é sempre o mesmo, mas agora eles tem a convivência dos generais, nenhum problema!
Poderiam reescrever este texto. Está parecendo um angu de caroço.
Oeste Pecou.
Tudo com o aval das forças Armadas.
Texto dos mais estranhos. “Contratos herdados do governo de Jair Bolsonaro”? Ao mesmo tempo, concorrências assinadas no governo Lula…
Afinal, qual a herança? A licitação ou o contrato? São coisas diferentes.
Observo que de algum tempo pra cá a revista Oeste tem publicado algumas dubiedades fora do seu padrão.
É só uma observação…
UNIÃO BRASIL
DESUNIÃO BRASIL.
TODA A DESCARGA NOS PRÓXIMOS ANOS PASSA POR ESSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.
É UMA PRIVADA OU UMA FOSSA?
Brasil não tem jeito.
Boa tarde. Porque a Revista Oeste não entrevista a economista Mara Luquet? Não seria interessante?
É isso que iria acontecer nesse governo de mentiras. É a roubalheira institucionalizada, generalizada, até porque abarca todos, sem esquecer nenhum defensor ou apoiador desse esquálido! Que o Congresso e o povo honesto fiscalizem, porque a depender dos órgaos de controles estamos fritos!
É só roubalheira e bandidagem desse lulopetismo! Não da pra acreditar nos milhões de idiotas que votaram nesse chefe de quadrilha!
Esse é o jeito dos petralhas arrumarem dinheiro sujo, espero que o congresso não se cale, pois a justiça está completamente cega e surda
Quanto mais tem mais querem te-los
Sem surpresa !!
Em todos os pronunciamentos e comentários desde a posse em 01.01.2023, alguém ouviu ele falar em combater a corrupção e a roubalheira no seu governo ?
Eu não vi, nem ouvi.
Portanto, é só aguardar a reprise dos descalabros passados, que todos já conhecem !
“fazuéli”
Sinto essas ações desvairadas, como ‘canto do cisne’ e/ou verdadeira ‘farra do boi’ que penalizam 2/3 (dois terços) de cidadãos BR que, conscientemente, não colocou o Molusco Decápode, lá… quê vergonha!
Não adianta, o maior problema de corrupção da história deste país são as jóias da Michelle. E antes de tratarmos destes 650 milhões temos que cassar o Nikolas pelo caso da peruca.
Pra frente Brasil!
Francisco Bicudo
Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
Francisco, maior corrupção desse País teve a participação do ex. Presidiário “L”.
Surpresa zero. Alguém achava que ia ser diferente?
Creio que marchamos rapido para a narco-corrupcao, super faturamentos, e destruição do que dá certo.
“contratos foram herdados da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.”
🙂
A primeira linha do texto diz que quem assinou o contrato de 650 milhões em 2023 não foi (repito, não foi) o Bolsonaro.
Foram herdados pois não foram assinados. Se vc ler a matéria completa entenderá 🐴