O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou 125 toneladas de leite em pó a Cuba, na última segunda-feira, 12. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, mais alimentos chegarão ao país caribenho nas próximas semanas: arroz, milho e soja.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A medida gerou incômodo na oposição. O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES), por exemplo, questionou o envio de mercadorias a Cuba, enquanto “milhões de brasileiros passam fome”. Ele também disse que a medida “fortalece ditaduras” e “humilha os brasileiros mais humildes”.
Segundo o ministério, o envio é uma parceria entre os governos do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos e de Cuba. O acordo foi realizado durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). O evento aconteceu entre 30 de novembro e 13 de dezembro de 2023, em Dubai.
Governo Lula alega que o envio de mantimentos promove a segurança alimentar de Cuba
Em nota, o Itamaraty alegou que a iniciativa promove a segurança alimentar e nutricional na América Latina. O governo Lula pretende continuar a fornecer “recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”.
Leia mais: “ONG afirma que ditadura de Cuba tem mais de mil presos políticos”
A Agência Brasileira de Cooperação informou que o objetivo é enviar US$ 50 milhões em produtos alimentícios pelo Brasil. Os valores devem ser pagos pelos Emirados Árabes, que também deve aumentar os investimentos em projetos especializados na produção, na distribuição e no suporte de sistemas alimentares.
A Declaração da COP28 dos Emirados Árabes Unidos sobre Sistemas Alimentares, Agricultura Sustentável e Ação Climática foi aprovada por 150 países. Ao todo, foram arrecadados e estimulados financiamentos de mais de US$ 85 bilhões e 11 compromissos e declarações receberam apoio internacional.
Leia também: “Empresa de marido de deputada assina contratos milionários com o governo Lula”
Doações para Cuba e aumento de impostos para os brasileiros
O paraíso socialista/progressista/comunista comandado por ditaduras sendo financiado pelo desgoverno corrupto e perdulário.
Só comprova o contra senso da narrativa petista. Num é tão lindo o sistema socialista? Por que então tem gente passando fome?
Concordo. Se o regime é bom como tem tantos passando fome? E os yanomanis, esqueceram?
Ah, tá. E aqui para matar a fome de tantas pessoas ele vai fazer o quê. O senado tem que barrar essa vergonha. Sendo cuba um exemplo de democracia bem sucedida, onde tudo está às mil maravilhas, porque tem que pedir esmolas?
Tem muito brasileiro passando fome e o desgoverno está desviando alimentos dos brasileiros famintos para outro país e um país comunista.
Suporte a sistemas alimentares????? O sistema lá é o sistema comunista!
Se não estou enganado são os idiotas dos petistas que dizem que cuba é um país com igualdade social, que o comunisno é ótimo como pode ter gente passando fome em Cuba ?
Ué não foi o debil mental do nosso Presidente que disse que no Brasil tem milhões passando fome? Não seria mais adequado dar comida aos Brasileiros antes dos Cubanos? Vergonha desta ladroagem sem tamanho deste governo imundo.