O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretenda indicar o ex-ministro Guido Mantega à presidência da Vale. Ele proferiu a declaração nesta sexta-feira, 26, durante coletiva de imprensa.
Mais cedo, as ações da Vale aceleraram o movimento de alta. A valorização chegou a quase 2%, com o preço de R$ 69,69 por ação. Por volta das 14h30, momento em que houve a alta, a Bolsa de Valores do Brasil registrou ganhos de 0,59%, com 128.927 pontos.
Leia mais: “Vale é condenada a pagar R$ 47,6 bilhões por desastre de Mariana”
Ao comentar a possível indicação de Mantega à presidência da Vale, Silveira criticou setores da imprensa. “Falaram que o presidente Lula estava fazendo uma imposição”, disse. “Isso não existiu. Qual foi a fonte que disse que indiquei o ex-ministro Mantega para suceder ao atual presidente da Vale? [Eduardo Bartolomeu]”
O ministro de Minas e Energia negou que teve conversas com conselheiros da mineradora para viabilizar a indicação de Mantega. Ressaltou, contudo, que mantém suas críticas à atual gestão da Vale.
Oeste procurou a assessoria do Palácio do Planalto, que informou não ter posicionamento oficial sobre o assunto.
Vale está prestes a trocar de comando
A mineradora debateu nesta semana a possível troca de comando na companhia. O comitê interno da empresa avalia a continuação de Bartolomeo no cargo.
Apesar das declarações do ministro de Minas e Energia, representantes petistas e aliados do governo Lula se manifestaram em uníssono para apoiar a ida de Mantega para a Vale.
Leia também: “Mantega na Vale, em nome de Lula”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 201 da Revista Oeste
A manifestação de apoio mais emblemática foi da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). No Twitter/X, a parlamentar enumerou aquelas que seriam as realizações de Mantega enquanto ministro da Fazenda. Ele chefiou a pasta nos dois primeiros governos de Lula e no primeiro mandato de Dilma Rousseff
“Vamos falar a verdade sobre Guido Mantega, um dos brasileiros mais injustiçados de nossa época”, escreveu Gleisi, ao ressaltar o currículo do ex-ministro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
É a mesma turma do “joga pra ver se cola”.
Não colou dessa vez. Vão tentar de novo.
Só cola no MA, PI, CE, PE, RN, PB, SE, AL, BA.
Se essa turma proclamasse sua independência, iria morrer de fome. Parasitas, vítimas da sociedade.
O PT mente como bebe água. A verdade é que querem colocar outro meliante da quadrilha petista na Vale para retornar o esquema de propina. É óbvio!
Deixou o Brasil insolvente, com uma enorme dívida e inflação na estratosfera. Não é surpresa que seu nome Guido Mantega cause a fuga de qualquer acionista investidor.