O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, nesta terça-feira, 1º, sobre as operações militares de Israel, que iniciou há dois dias incursões por terra no sul do Líbano. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores acusou o país de violar o Direito Internacional. O órgão não mencionou o ataque massivo de mísseis do Irã contra os israelenses.
“O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, as operações militares terrestres do Exército de Israel no Sul do Líbano, em violação ao Direito Internacional, à Carta da ONU e a resoluções do Conselho de Segurança”, diz trecho da nota do Itamaraty. “O Brasil insta Israel a interromper imediatamente as incursões terrestres e os ataques aéreos a zonas civis densamente povoadas naquele país.”
Ainda no comunicado, o governo apela por um cessar-fogo “permanente e abrangente” e conclama a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos possíveis para de conter o agravamento do conflito no Oriente Médio.
+ Leia mais notícias Política em Oeste
O ministério reiterou que a embaixada brasileira na capital libanesa, Beirute, está monitorando a situação dos cidadãos nacionais na região. Essas pessoas poderão contar com assistência consular.
Em meio a conflito entre Irã e Israel, governo Lula inicia repatriação
Nesta quarta-feira, 2, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai decolar da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Líbano, para repatriar um grupo de brasileiros. Pelo menos 220 passageiros devem embarcar na aeronave.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos deixem as áreas conflagradas, sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios”, avisou o Itamaraty.
Em caso de necessidade, o número de plantão consular do Itamaraty é o +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).
+ ‘Irã é pai do terrorismo no mundo’, diz porta-voz das Forças de Defesa de Israel
Ataques do Irã contra Israel
Na noite de ontem, a Guarda Revolucionária disparou 181 mísseis balísticos, como o Shahab-3, contra o território israelense. Essas armas possuem alto potencial destrutivo e podem atingir velocidades hipersônicas. Israel conseguiu interceptar a maioria dos projéteis, com a ajuda de navios de guerra norte-americanos e da defesa antiaérea da Jordânia.
Os militares garantiram que não houve nenhum ferido pelos mísseis no ataque em solo israelense. Foram empregados os sistemas Arrow (flecha), que atinge os projéteis a longa distância, e o Domo de Ferro, de curto alcance.
+ Especialista explica os próximos passos de Israel, depois de bombardeio do Irã
A única morte registrada foi a de um palestino da Faixa de Gaza, que andava em Jericó, na Cisjordânia.
O ataque do Teerã ocorreu depois das mortes de líderes do grupo terrorista Hamas em ataques israelenses e da escalada do conflito contra o Hezbollah no Líbano.
Leia também: “‘Ninguém entende que estamos rodeados por terroristas’, diz brasileira em Israel”
Ainda bem que Israel sabe diferenciar o desgoverno LulaDrão do povo brasileiro honesto e trabalhador. O cachaceiro apoia o terror, o brasileiro correto apoia Israel.
Hezbollula
A tática da esquerda (ou ordem mundial ) é a mesma em todo o mundo. Fazer parecer que todos estão loucos…..que o que estamos vendo não é real, que o que é real é o que eles falam. Mesmo que não tenha nenhuma logica técnica, politica, econômica ou racional….isso não interessa.
O que interessa é o objetivo final….o Poder da “ordem mundial”. Lideres autoritários/comunistas/ditadores de todo o mundo se juntaram e estão imbuídos neste mesmo objetivo…… pregam a mesma ideologia….. Querem destruir a sociedade organizada, trazer o caos e depois promover a “Paz”…..
Mas a “paz” dentro das suas regras e das suas ordens….
Israel já entendeu que não existe conversa capaz de mudar esses Loucos e Insanos. Ou acordamos para essa realidade ou vamos morrer feitos Sapos, esquentando em uma panela até fervermos…..
Todos morreremos um dia mas esse filho da puta fará um bem ao Brasil o dia que for para o inferno.
Luladrão e o PT sempre invertem as coisas. É típico de sua narrativa falar que o poste deve urinar no cachorro. Essa gente é muito desonesta. Uma piada.
A manchete deveria ser: Governo Lula pede fim das incursões da Milícia nas dezoito cidades ocupadas no Rio de Janeiro. Também pede que a ONU considere os traficantes e Milicianos como terroristas urbanos. O Governo Lula afirma ainda que não desistirá de libertar as cidades dominadas pelo tráfico e pela milícia.
O
O que passa na cabeça deste homem? Ele é do contra, mas ainda bem que a maioria de nós pensamos diametralmente oposto a ele.
Falar o que de um 🐀🐀💩💩💩💩
Estranho pensamento : O Molusco acha que Israel é acusado de Atacar o Líbano e, que para ele, a Russia não é acusada de invadir a Ucrânia.
Beleza, só pode estar de porre…!
Só quero ver como é que ficará o lula se o Irã pedir a ele que envie carne de canhão brasileira para ajudar na luta contra Israel.
O cara é realmente contra Israel e a favor de terroristas. Quando Israel sofre ataques não há uma fala sequer de violação de direito, mas quando Israel contra ataca vem esse palerma falar besteira.