publicidade
Política

Governo Lula quer liberar R$ 7 bi do FGTS para conter endividamento

Recursos do saque-aniversário teriam sido segurados pela Caixa depois de falha na execução de medidas provisórias

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante assinatura do decreto que reajusta valor do salário mínimo para 2025, no Palácio da Alvorada, em Brasília
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante assinatura do decreto que reajusta valor do salário mínimo para 2025, no Palácio da Alvorada, em Brasília | Foto: Claudio Kbene/PR

O governo Lula busca liberar R$ 7 bilhões que teriam sido retidos pela Caixa Econômica Federal depois de falhas na execução de duas medidas provisórias editadas em 2025, que autorizaram o saque integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade saque-aniversário.

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a instituição não cumpriu integralmente as determinações. A Caixa alega que manteve parte dos recursos que deveriam ter sido disponibilizados aos trabalhadores.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Há um resíduo de R$ 7 bilhões que estamos propondo liberar agora”, disse Marinho, em entrevista ao programa Alô Alô Brasil, da Rádio Nacional. “Estamos apurando o número exato de trabalhadores que têm direito a esses valores.” A estimativa do governo é que cerca de 10 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

O aplicativo do FGTS
O aplicativo do FGTS | Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Marinho também afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que o governo avalia permitir o uso de parte do FGTS como garantia para reduzir juros em empréstimos consignados. “O trabalhador poderia usar uma parcela para quitar dívidas ou obter taxas menores, oferecendo parte do fundo e a multa como garantia.”

Saque-aniversário do FGTS foi criação do governo Bolsonaro

Criado em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, o saque-aniversário permite ao trabalhador retirar anualmente uma parcela do FGTS no mês de seu aniversário. Em contrapartida, ele perde o direito de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa de 40%.

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade