O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que está próxima a retirada da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) do Programa Nacional de Desestatização (PND). Ele falou sobre o tema na quarta-feira 27.
“Só falta agora o conselho do PND autorizar, mas todas as justificativas estão dadas e feitas”, disse o ministro. Ele falou à à imprensa durante a 15ª Santa Feira do Peixe, realizada no entreposto de pescados da Ceagesp, na quarta-feira.
Ou seja, o governo Lula decidiu tirar o entreposto, que fica na zona oeste da capital paulista, da lista de companhias que poderão passar por processo de privatização. Dessa forma, o Estado seguirá arcando com os custos operacionais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Teixeira disse que a Ceagesp “é uma empresa lucrativa, superavitária e que pode crescer muito mais”. De acordo com o ministro, a Ceagesp terá papel central no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar
“Então esse governo vê um sentido estratégico da Ceagesp no abastecimento de alimentos do Brasil”, afirmou Teixeira.
Quem é o ministro que falou sobre a (não privatização) do Ceagesp
Filiado ao Partido dos Trabalhadores, o ministro que falou sobre o fim do projeto de privatização do Ceagesp foi reeleito deputado federal por São Paulo em 2022 — condição essa que só ocorreu por causa da impugnação da candidatura do influenciador digital Pablo Marçal. Ligado aos ditos “movimentos sociais”, sobretudo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Paulo Teixeira foi a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que foi ressurgiu na gestão do PT a partir do desmembramento da pasta da Agricultura e Pecuária. Ele está, a saber, no cargo do primeiro escalão do Poder Executivo federal desde 1º de janeiro de 2023.
Leia também: “Paulo Teixeira, o ministro do MST”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 204 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
A reportagem está equivocada. A Ceagesp não é financiada pelo governo federal. É uma empresa pública federal que obteve lucro nos dois últimos exercícios (2022 e 2023) e além disso, além da entrepostagem, que aproxima o produtor do consumidor final, exerce papel importante na armazenagem de grãos no estado de São Paulo.
O governo derrete mais um ponto a cada dia, os desqualificados não conseguem ter uma ideia que preste.
Governo do retrocesso,Paulo Teixeira outro companheiro na laia do Luladrão.
Vamos lá ver o que diz o Tarcísio
Depois a aprovação do governo despenca e o ladrao faz vídeo ensinado correr da polícia
Mais um vagabundo se manifestando com o que há de pior.
PT só vive de retrocessos, mais nada. Quando vamos nos livrar disso para semore? Só quando Lula estiver morto e enterrado?
Isto é uma ameaça?