Governo oficializa novo diretor-geral de Itaipu

Almirante Anatalício Risden Junior assumirá o cargo deixado pelo general João Francisco Ferreira
-Publicidade-
Almirante Risden, novo diretor-geral brasileiro de Itaipu | Foto: Nilton Rolin/Itaipu
Almirante Risden, novo diretor-geral brasileiro de Itaipu | Foto: Nilton Rolin/Itaipu

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta quinta-feira, 27, a nomeação do almirante Anatalício Risden Junior para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu.

O decreto com a nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União que traz também a exoneração, a pedido, do general João Francisco Ferreira da direção-geral da hidrelétrica.

-Publicidade-

Risden Junior cumprirá mandato até 16 de maio de 2022. Ele continuará exercendo, interinamente, o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, conforme outro decreto publicado também hoje.

O pedido de demissão do general Ferreira foi anunciado na última terça-feira 25, assim como a confirmação do nome de Risden Júnior para o posto.

Risden disse que ficou agradecido por “tão honroso convite” e que vai atuar, conforme orientações do governo federal, para que a Itaipu mantenha a excelência em gestão e produção de energia e contribua para as boas relações entre Brasil e Paraguai.

“Há quase 50 anos houve um grande alinhamento de ideias e ações que permitiram que a Itaipu Binacional pudesse existir, produto de uma ampla construção diplomática, técnica, financeira e jurídica”, afirmou.

Trajetória

Bacharel em Ciências Navais, com especialização em Intendência para Oficiais, o almirante tem pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também tem mestrado em Ciências Navais e doutorado em Altos Estudos de Política e Estratégia Marítimas.

De março de 2008 a abril de 2015, ele foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM) e responsável pelo diálogo institucional entre a Força Naval e demais órgãos do orçamento federal, como o Ministério da Defesa, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento. Nesse período, conduziu as tratativas que resultaram no modelo financeiro que viabilizou o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

De 2015 a 2019, atuou como consultor da Fundação Getúlio Vargas. Em 2018, compôs a equipe econômica de transição do governo Bolsonaro.

Almirante Risden assumiu o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional em 26 de fevereiro de 2019.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.