A Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc) condenou a ação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mirou empresários pró-governo. “A Abrajuc manifesta repúdio a mais um ato autoritário e sem amparo legal proveniente da Corte, a qual deveria dar exemplo às demais instâncias do Poder Judiciário”, comunicou o grupo.
Em nota publicada na sexta-feira 26, a Abrajuc observou ainda que “nenhum ato de violência física” foi praticado pelos empresários. “Nenhuma pessoa sofreu qualquer tipo de ameaça por eles proferida”, ressaltou a Abrajuc. “Em suma, nenhum crime foi por eles cometido ao ponto de terem suas moradias devassadas. Mesmo assim, tiveram suas casas vasculhadas pela polícia”.
“Não bastasse isso, o Ministério Público Federal, titular da persecução penal em juízo, não foi sequer consultado, em mais uma violação do sistema acusatório — ao que parece, um padrão de atuação funcional do magistrado em questão”, ressaltou o grupo. Os juristas salientaram que o STF não pode julgar pessoas sem foro privilegiado. “Agrava-se a falta de suporte legal”, sustentaram, ao mencionar que os ministros não têm competência para determinar a ordem.
Leia o documento de juristas contra ação de Moraes
Ver essa foto no Instagram
Leia também: “É proibido escolher”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 127 da Revista Oeste
É o bem contra o mal 🤨
Um ministro enlouquecido que faz o que quer, um senado apático e com relações escusas com o STF, senado que deveria ser o freio e contrapeso, uma câmara de deputados em sua grande parte com processos no STF, resta o presidente e o povo isolados assistindo essa escalada de abusos e inconstitucionalidades. Como sair dessa arapuca? Acho legítimos o sentimento e a expressão do empresário: “Prefiro uma ditadura a ver o PT voltar ao poder”. Será que caminhamos para uma ruptura? O que seria pior?
Tem uma coisa que até agora não consegui entender. A quem a Polícia Federal está subordinada? Não foi o Presidente que nomeou o diretor da PF? Por que o diretor da PF tem que obedecer o Nosferatus? Por que o diretor da PF não diz que não irá cumprir ordens ilegais e inconstitucionais?
Minha gente, já passou da hora. No dia 07 esse verme escalpelado irá saber de onde emana o poder.
Alberto. O Chefe da Polícia Federal é o Presidente, mas infelizmente ele aceitou aquela primeira ordem ilegal do Moraes que o impediu de nomear o Ramagem como Diretor Geral da PF, que era de confiança dele. Agora qualquer coisa que ele faça em relação a PF, a militância (Globo, STF, e os esquerdalhas barulhentos) vão ficar gritando sobre uma interferência na PF e ai o Presidente, ou não cumpre mais as ordens do Moraes ou recua como ele tem feito. Eu pessoalmente creio que a ruptura já aconteceu por parte do STF, então creio que o presidente não deveria mais aceitar ordens inconstitucionais e acionar 143 da CF para que as forças armadas pontualmente vá dando a solução constitucional para cada caso em que houver conflito. Acho muito razoável essa linha jurídica proposta pelo consagrado Jurista Ives Gandra Martins.
eis ai o Lúcifer do judiciário o demônio em pessoa, a pregar o CAOS no Brasil. OSSS !!!!!!
Não queremos mais cartas, queremos medidas efetivas
ENLOUQUECEU. Ora, ora, senhores. O senhor ALEXANDRE DE MORAES enlouqueceu. O que está fazendo não é justiça, mas um juridiquês sem sentido e vingativo. CAMISA DE FORÇA NELE.
A dissolução do STF é fundamental para a Democracia
Enquanto todo mundo fala, estes ministros do STF
fazem o que querem do País e no País.
Vamos parar de eufemismos. Ato autoritário coisa nenhuma, ato ILEGAL. As leis valem pra todos e qualquer transgressão a elas tem punição prevista. A nao ser que estejamos agora todos dispensados de cumprir as leis, e nao fomos devidamente informados.
Sobre isto, é importante observar que só há punição para o lado da direita. Vejam, por exemplo, o caso do André Janones e de uma jornalista esquerdista, que já estavam com informações privilegiadas sobre a operação da PF, em cima desses empresário!!
Anteciparam fatos da operação, fizeram chacotas e, NADA DE SEREM INVESTIGADOS ou visitados em suas residências, pela PF, como aconteceu com os senhores empresários.
E AÍ, PF??!??
Kd a OAB . Não disse uma única palavra. Essa triste omissão mais não revela que a concordância com os desmandos e atentados à constituição praticados pela instituição q justamente tem por finalidade precípua resguardar a própria Carta Magna. No caso dos empresários violentamente afrontados em seus mais elementares direitos de cidadãos, afronta praticada por um ministro que se acha acima da lei e da ordem, de causar vergonha por igual o silêncio dos demais (10) ministros (especialmente o presidente), estes, todos, no mais ensurdecedor e sepulcral silêncio, o q mostra que estão de acordo com as violências cometidas pelo já alcunhado Xerife
Esse ministro não irá recuar com relação as arbitrariedades é tiranicas veja : inquéritos de ofício , perseguições a jornalistas , políticos , empresários , yutuberes , médicos ….esse canalha a serviço da esquerda precisa ser detido caso contrário estaremos fadados a sucumbência como nação democrática soberana e livre 👍
Tem que repudiar mesmo e isso tem que ser diariamente!!! Mas a questão é: cadê as outras associações? Cadê o levante de todos os demais setores da sociedade que por acaso não estejam contaminados pra fazer um descondenado presidente? Estão esperando o que?! O tirano cabeça de ovo achar que é mesmo o imperador do Brasil?? Quem está por nós, além do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro???
Tem gente muito maior que Alexandre por trás disso, gente grande no exterior. Agenda 2030, Fux disse que iria seguir arrisca, só o senado pode fazer alguma coisa, mas pelo jeito segue agenda 2030.
A gente ouve todos vcs falarem que o ministro exacerba em decisões monocráticas (imoral e deve acabar) que passa por cima da constituição, que esse inquérito é totalmente ilegal e etc. Porém ninguém fala sobre a PF cumprindo cegamente essas ordens irregulares.
Afinal a PF deve obedecer a LEI ou essas ordens?
Não acham que falta alguma posição, um eixo sobre isso?
Se em breve o ministro for afastado por isso não vai sobrar algo pra delegados inocentes que irão dizer: – A ordem foi irregular mas fomos forçados a cumprir.
Será que essa vai ser a resposta?
Parabéns para a Abrajuc pela nota de repúdio!
A perversão do Direito deve ser combatida por todos os meios.
Alexandre de Moraes toma atitudes que remetem ao Brasil de 1500, alguém precisa lembrá-lo que estamos em 2022. A Lei da Selva foi revogada, seu ditador de toga!