O grupo de trabalho (GT) da minirreforma eleitoral da Câmara dos Deputados prorrogou para a próxima semana a votação do relatório. Esse movimento deve ocorrer na segunda-feira 11.
Segundo o relator do GT, deputado federal, Rubens Pereira Jr. (PT-MA), o texto ainda precisa de ajuste. De acordo com ele, será necessário avaliar as várias sugestões de alteração.
Caso seja aprovado pelo colegiado na segunda, o texto será levado para debate no colégio de líderes na terça-feira 12. Com esse cronograma, a expectativa é que o texto sobre a chamada minirreforma eleitoral seja apreciada pelo plenário da Câmara na quarta-feira 13.
+ Lewandowski diz que identificou ‘vícios’ na coleta de provas da Odebrecht
Relator do texto, deputado petista fala sobre a minirreforma eleitoral
Pereira Jr. afirma ainda que só os pontos “consensuais” vão constar do texto a ser apreciado pela Câmara. De acordo com ele, a ideia do projeto não é realizar grades mudanças, mas, sim, fazer ajustes na lei para modernizar o sistema eleitoral brasileiro.
O objetivo do GT é apresentar o texto para serem utilizados nas eleições de 2024. No entanto, o documento precisa ser sancionado até o dia 5 de outubro de 2023.
Reforma só para levar mais dinheiro e facilitar as coisas para os caciques não serve para nada. O que queremos é apuração de votos auditável…