A Urihi Associação, que fez denúncias sobre violações de direitos humanos dos ianomâmis, moveu uma Ação Civil Pública contra a União, por danos ambientais, sociais e morais coletivos causados pelo “garimpo ilegal” no Norte do país. A Urihi cobra quase R$ 7 bilhões em indenização.
No processo de mais de 120 páginas, a associação acusa o Estado de “omissão” diante do “uso ilegal de mercúrio para a extração de minérios em territórios indígenas”. A Urihi afirma ainda que a União é a responsável pela crise dos ianomâmis, por ter o dever de fiscalizar e proteger os territórios indígenas.
“Ao utilizarem o mercúrio, degradaram ambiente essencial à preservação étnica dos povos ianomâmis, além das consequências diretas e variadas do elemento químico na saúde dos indígenas”, diz o documento.
Conforme o processo, a União “não tentou proteger, de maneira eficiente e eficaz, os interesses e até a sobrevivência das comunidades diretamente atingidas pelo garimpo ilegal”.
A associação Urihi também pede maior atenção governamental ao pré-natal das indígenas e ao desenvolvimento das “crianças em situação vulnerável na região”.
O documento ataca o ex-presidente Jair Bolsonaro, que seria um dos responsáveis pela crise, ao extinguir a Secretaria de Mudanças Climáticas e Florestas do Ministério do Meio Ambiente e o Comitê do Fundo Amazônia.
Era petista e ianomâmis
Em 2007, no segundo mandato de Lula, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Subnutrição de Crianças Indígenas na Câmara dos Deputados, para investigar a morte de crianças indígenas por desnutrição no país.
Na época, veio à tona um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre os casos de violência contra os povos indígenas no Brasil nos últimos dez anos. Foram 287 assassinatos e 407 suicídios, entre 1995 e 2005.
“Proporcionalmente, o número de assassinatos cresceu no governo Lula”, diziam as manchetes da época. “De 1995 a 2002, o mapeamento aponta 20,65 assassinatos por ano. De 2003 a 2005, o índice subiu para 40,67 assassinatos por ano.”
A ex-presidente Dilma Rousseff chegou a ser declarada inimiga dos índios. Em 2012, em entrevistas, Davi Kopenawa disse: “A Dilma não é amiga do índio. Ela é inimiga. Ela não conhece a nossa floresta, a nossa terra”. E acrescentou: “Ela só conhece o papel, a lei. Mas ela não está enxergando. O pensamento dela é só para destruir o subsolo”.
Desde que assumiu o mandato no Senado, há quatro anos, Plínio Valério (PSDB-AM) tenta instalar uma CPI das ONGs da Amazônia. Diversas entidades teriam recebido verbas para os ianomâmis. A proposta, contudo, não sai do papel, por resistência de políticos de esquerda na região, especialmente do PT.
A lista de questões sobre os ianomâmis é enorme. Vai além das fronteiras brasileiras. As imagens de desnutrição dos ianomâmis, exibidas à exaustão, devem ser investigadas. Lula quis expor o problema crônico ao mundo. Mas por que o PT, afinal, resiste a uma CPI para vasculhar o caminho do dinheiro há duas décadas? A Rede Globo poderia apoiar essa ideia.
Leia também: “O outro lado do drama ianomâmi”, reportagem publicada na Edição 150 da Revista Oeste
O comentário que fiz foi excluído, embora estivesse dentro das regras. Eu sei o que aconteceu, foi algum tipo de denúncia feita por quem odeia a verdade e não consegue contradizer minha opinião.
A verdade é que o índio é tratado como animal apesar de serem donos de grande parte do território brasileiro. Terra rica em minérios, água, fauna, flora e grande biodiversidade à espera da exploração pelos países de primeiro mundo.
Estados Unidos, Canadá, Europa, China, Japão e outros virão aqui saquear nossas riquezas oficialmente em pouco tempo e nós permaneceremos humildemente sendo tratados como colônia. O garimpo ilegal, a extração ilegal de madeiras, a comercialização ilegal de plantas e animais silvestres está a pleno vapor abastecendo os mercados internacionais, mas isso é pouco. Eles querem mais. Ou será que as Casas Bahia compram madeira ilegal da amazônia?
Resumindo, é isso. Os donos das maiores e melhores terras brasileiras recebem cesta básica de helicóptero, tudo pago por nós. Tem alguma coisa errada, mas se você reclamar será sumariamente cancelado.
Mais parasitas querendo meter a mão no dinheiro dos contribuintes brasileiros.
Esse negócio todo dos ianomamis é um imbróglio sem fim. Tem ianomamis famintos que vieram da Venezuela, tem o problema dos próprios ianomamis que têm uma cultura de guerra que privilegia os guerreiros na distribuição da comida entre eles, tem tanta coisa errada por décadas, principalmente da era PT, e esse grupo de oportunistas acusa o governo Bolsonaro para que a “justiça ” brasileira os favoreça.
Pode investigar essa associação. Com certeza eles estão contrabandeando ouro e/ou pedras preciosas para fora do país.
O que tem a ver uma coisa com a outra? Simples! Onde existe uma aldeia yanomami tem ouro ou pedras preciosas no subsolo. A aldeia não está lá por acaso. Ela foi COLOCADA lá.
Eu também represento os ianomâmi,. Minha mãe, meu cachorro e o papagaio também representam os ianomâmi.
Se é fácil assim… Qualquer um pode dizer ser representante.
Isso é uma afronta a soberania do Brasil. Isso é uma tentativa de roubar a amazônia do Brasil se colocando como representante. Organizaçoes estrangeiras não podem representar nada no Brasil. É roubo com desculpa de defender algo, é fraude.
Sérgio Vieira!
Fazia tempo que não te via contradizendo geral aqui na Oeste!
E com razão no caso desse Ronaldo por exemplo.
E com senso de humor.
Enquanto mantivermos o senso de humor nem tudo está perdido.
Quero saber de vc o que pensar do PT tentando impedir a CPMI?
Estou perguntando honestamente sem malícia. Sei que vc é de esquerda e já disse que não vejo problema nenhum.
Minha pergunta é legítima.
E, caso vc leia esta mensagem, o que vc está achando do governo até aqui?
Vão massacrar suas respostas mas eu as lerei de forma isenta.
Simplesmente não consigo entender o porquê de vc acreditar nesta esquerda que se apresenta hoje no governo (assim como vc não deve acreditar o porquê de eu gostar do Bolsonaro, eu sei…).
Francisco Bicudo
Em tempo, vc sabe que essa grana não chega nos índios né..
Francisco, obrigado pelos comentários.Na verdade eu não sou nem de esquerda e muito menos de direita. Também comento em sites de esquerda e as pessoas são tão raivosas como aqui. Quanto a tentativa de impedimento da CPMI soa de maneira estranha par a quem sempre amou esse mecanismo legislativo.
O motivo do Governo atual não querer a CPMI de 08 de janeiro é o mesmo motivo por que os Ministros Barroso e Alexandre de Morais não quiseram o Voto Impresso.
O Sr. Sérgio Vieira que sabe tudo sobre índios deveria nos dizer que é este tal de : Grupo que diz representar os ianomâmis pede quase R$ 7 bi de indenização ao Estado.
É uma ONG, é um Partido, uma Associação de quê? Tem CNPJ? Endereço e telefone? Em que comarca ela fez este pedidinho de 7 bi.?
Poderíamos averiguar para saber quem está por trás disso.
Fale a verdade Sr. Sérgio Vieira, por favor.
Ronaldo, sua infelicidade é contagiante.
Quando é conveniente estes indolentes , sabem o que é bom , né?
Só 7 bi? Pede logo 20 tri e faz o L. Já tá uma zona mesmo….
Oh, God! Temos um anjo beneditino nos comentários… tão bonzinho…
É o que faltava aqui. Só tinha cristãos conservadores.
Ninguém pode intervir no meio de viver dos índios, mas se algo der errado, culpam quem não interviu e pedem indenização. 🤡
Tio americano. O problema foi que interviram, invadiram as terras deles, assassinaram eles, tudo com uma complacência criminosa.
Antenor, meu lugar é onde eu quiser.
A ” bondade,” com os índios é hipocrisia dos que defendem a mesma bandeira dos menos favorecidos ,das ” vítimas da sociedade.”Que falta de estudo ,quantas frases de efeito.!Cidadãos com nível universitário e especialização , já idosos,onde me incluo , continuam trabalhando após se aposentarem, para conseguir sobreviver com o mínimo de dignidade.Basta de mi mi mi ! Quem estudou com esforço e não teve benesses do Estado ,nem herdou bens de família sabe bem do que estou falando.
Também quero! Indio quer Hilux.Mas, trabalhar em criar cooperativas eficientes como algumas que vingaram com eficência e lucros, dá uma dor na coluna danada. Então, a gente paga a conta.
Indio não quer mais apito! Quer iPhone e Hilux sem trabalhar…..
Não custa lembrar que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) é aquele que sonha com a reunião dos territórios indígenas sul-americanos criando um novo país, a Grande Nação Guarani.
Índio tem que constar na Constituição tal cidadão comum com direitos e Deveres.Os que querem viver na sua cultura que tenham assegurado esse direito com a assistência do Estado.
Os que querem os implementos que a sociedade oferece,trabalhem pra conseguir esses objetivos.
Há muito índio não é um ser ingênuo manipulado pra ONGS e cidadãos inescrupulosos..São coniventes com toda sorte de manobras sórdidas dos que exploram nossas riquezas e sob a manta de proteger os índios , enriquecem ilicitamente e dão migalhas aos seus cúmplices indígenas
Você está certíssima Ritinha.Você é a única que concordo aqui. Os demais comentários abaixo só destilam falta de empatia, ignorância, falso cristianismo, patriotismo idiota, etc… Digo todos que comentaram abaixo, sem abreviação ou exceção.
A questão, que essas entidades e ONG’s exploram, não é a dificuldade dos Yanomamis, mas sim acusar Bolsonaro de “desmandos” que já são históricos e que têm profundas raízes podres nos 14 anos de administração PETISTA (8 de nine e 6 da estocadora de vento). Agora, tudo fica por conta de 4 anos (lembrando que desses, 2 anos foram de pandemia).
Essa entidade aí, que pede indenização, ou é desonesta ou está se aproveitando de uma situação e de pura ideologia para se locupletar financeiramente. As autoridades não podem “embarcar” nessas narrativas sem irem a fundo nas intenções dessas “causas ideológicas”.
Os índios sempre foram esquecidos e tratados desumanamente por todos os governos, porém na última gestão se propagou um genocídio silencioso. Procure saber sobre o último diretor da Funai. O exemplo mais nítido disso foi o nada saudoso Salles ( o mesmo da boiada ) encheu um avião da FAB com garimpeiros ilegais. Antenor, suas fontes de informação o enganam. Não acredito que realmente você comenta por maldade.
Esse pessoal está esperto demais
Êta, farra!!! Índio tá esperto. Quer apito mais não.
Ou será que tem MALANDRO envolvido. Daquela turma do amor ao pedreiro e do combate à fome e a miséria deles mesmos?
Trabalhador que se mate! A escumalha quer é luxo.
Mais da metade do territortio ianomame fica na Venezuela.
Moradores de Roraima disseram em varias entrevistas que mais de 3 mil indios da venezuela vieram para o Brasil sobrecarregando o sistema de apoio aos indios no estado.
Mas, aonde estavam o Governador, os 3 senadores, os 18 deputados estaduais e os 8 deputados federais de Roraima????? Estavam dormindo? Agora a culpa é todinha do Bolsonaro. A camara dos deputados de Roraima fica a 182Km da sede ianomami – o palacio do Alvaroda fica a mais de 3 mil Km de distancia.
Seu conhecimento geográfico e antropológico são rizíveis. A reserva Yanomani fica no Brasil e realmente a etnia Yanomani habita os dois países sendo que a maior parte no Brasil. Procure ler mais e não ser alimentado só por notícias do tiozão do zap.
Isto é uma piada de mau gosto…
Trágica comédia das ONGs e interesses escusos na Amazônia…
Índios querem progresso e, não as ONGs
Índios querem ficar longe de você.
Francisco, suas ofensas são loas para mim. Errou nome, errou comentário, a Elizabeth errou tudo.
Mais um cristão conservador.
Acertou, Sergio!
Cristão e conservador.
Aprendi a denunciar os pilantras com Jesus Cristo, observe o que ele disse sobre os vagabundos da época:
“Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Mateus 23:1
…Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?”
Mateus 23:33
“Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.”
João 8:42-45
Como os “povos originários” devem viver de acordo com suas tradições, sugiro pagar esse 7 bilhões de indenização com “bugigangas”
Walmir, bugingangas fazem parte da cultura indígena ? Porque buginganga intelectual tenho certeza que faz parte do seu cotidiano.
A maior desgraça que já teve neste país chama-se Lula e a segunda chama-se PT
Contaminação por mercúrio causa a doença de Minamata. A população contaminada começa apresentar casos de idiotia, fraqueza muscular, paralisia, coma, e o tal desenlace fatal… Será que isso vai constituir um problema naquelas bandas?
A contaminação da indiferência causa falta de empatia.
Bobinhos. Índio não quer apito.
7 bilhões esse povo não tem vergonha na cara, ONGs querem enriquecerem através das tais minoria.Foi o mesmo caso de Fitipaldi que chamou o Hamilton de neguinho e uma ong pediu uma indenização 7 milhões e infelizmente a MP aceitou a denuncia.
Elizabeth, vamos por partes.Você se confundiu toda. Primeiramente, quem foi racista com o Hamilton foi o Nelson Piquet, inclusive o mesmo sempre foi um babaca e vivia atacando o maior piloto de fórmula 1 do mundo ( Airton Sena ). Quanto a sua preocupação com ONGs, deveria ser focada na que recebeu 800 milhões em 2022 para cuidar da segurança alimentar e saúde dos Yanomanis.Observando que era uma ONG evangèlica de um pastor amigo da Micheque. Antes de destilar besteiras nestas prestigiosas páginas, largue o zap e leia mais.
Só porque ele errou o nome do piloto não significa que o raciocínio esteja errado.
Petista safado e mentiroso
Ué e a culpa da Dilma e o PT ? Afinal tem um vasto material da revista Veja de 2010 denunciando o genocídio dos Yanomamis …
Trabalhar? pegar na enxada? só arco e flecha? e viva as ongs.
Antes queriam espelhos agora querem bilhões até os índios se corromperam ou talvez sempre foi assim
Antes eram enganados com espelhos, agora são mortos. Tenho certeza que você é um daquelas patriotas cristãos que perambula por ai cantando hino nacional.
Sérgio Vieira: Para de misturar as coisas. Não se trata de “patriota” “cristão” ou coisa que o valha.
São pessoas que têm todo o direito de opinar (certo ou errado).
Afinal de contas, o que você entende por “democracia”? Se for só o que você defende e pensa, seu lugar é em Cuba ou na Venezuela. Aqui, não!
O ladrão sempre só pensou em roubar e se eternizar no poder. Como dizia aquele deputado nordestino personificado pelo Chico Anísio: QUERO QUE POBRE SE EXPLODA.
Índio não quer viver isolado? Quer dinheiro para quê ?
Acredito que índio quer viver em paz, assim como eu e você. Seu comentário desvenda sua personalidade.
Esses índios querem direitos, mas nenhum dever.
Querem receber educação nas escolas, quando ficam doentes querem ser atendidos e querem remédios. Se querem direitos da civilização, que se integrem a sociedade, todos iguais. Ou se isolem, sem R$ 7 Bi.