O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispensou, por escrito, o pelotão de quase 40 homens do Batalhão da Guarda Presidencial, cerca de 20 horas antes da invasão às sedes dos Três Poderes, no domingo 8, informou o jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira, 12.
Com fontes do Exército, a reportagem reconstituiu os dias anteriores à ação. Nenhuma das fontes revelou por que o GSI, sob responsabilidade do general Marco Edson Gonçalves Dias, nomeado pelo presidente Lula, dispensou o reforço e qual o motivo de ter demorado a agir. As providências foram tomadas somente depois de os prédios terem sofrido danos.
Após um pedido protocolado na sexta-feira 6, em razão da chegada de caravanas a Brasília, o Batalhão da Guarda Presidencial reforçou a segurança no dia seguinte. Na manhã de domingo, porém, não havia mais policiais extras, apenas o efetivo normal, já que houve uma dispensa formal no início da noite de sábado.
No domingo, segundo o Estadão, a guarda também não tinha equipamentos de controle de distúrbios civis, como escudos, bombas de gás e balas de borracha. A maioria do efetivo portava somente fuzis com munição letal.
Foi só no início da tarde de domingo que o Comando Militar do Planalto (CMP), por iniciativa própria, entrou em contato com o GSI e reenviou o pelotão ao Palácio do Planalto. Além disso, era uma tropa muito menor do que a mobilizada em outras situações, como na ação de black blocks em 24 de maio de 2017, que queriam o impeachment do então presidente Michel Temer (MDB). Daquela vez, o efetivo era 15 vezes maior.
Segundo a reportagem, o Exército acompanhou a ação na Esplanada por meio de drones no domingo. Às 14h30, ocorreu o primeiro confronto com a Polícia Militar, perto da catedral de Brasília. Às 15 horas, o general Geraldo Henrique Dutra Menezes, chefe do CMP, enviou 113 homens com equipamentos de choque, do Setor Militar Urbano (SMU) para o Palácio.
Era a primeira de três levas despachadas para retomar o lugar das mãos dos manifestantes. Só então — com o Palácio e os outros órgãos invadidos — o GSI formalizou o pedido de reforço e ativou o chamado Plano Escudo, que prevê a proteção do Planalto, do Alvorada, do Jaburu e da Granja do Torto sem que seja necessária a decretação de operação de Garantia de Lei e Ordem. As duas levas seguintes de reforço, com 93 e 118 militares, foram enviadas após o pedido do GSI.
Todos os militares saíram do SMU, onde o CMP mantinha três subunidades do Exército. De acordo com os militares consultados pela reportagem do Estadão, era do GSI a responsabilidade de pedir reforço para a guarda do Palácio do Planalto, assim como acionar o Plano Escudo.
Por desconfiança da lealdade dos membros do GSI, ao tomar posse, Lula retirou sua segurança pessoal do gabinete e transferiu a responsabilidade à Polícia Federal. Nomeado por Lula para chefiar o GSI, o general Marco Edson Gonçalves Dias ainda não havia nomeado sua equipe na semana passada.
Relacionadas
Isto fede a léguas.
A tramoia já nem chama a minha atenção. Já é fato público e seguirá impune.
O que estou achando interessante é que o “Consórcio” está achacando o governo do seu escolhido. Será que houve alguma quebra de acordo? É uma ação intimidatória da velha imprensa para lembrar ao descondenado que ela põe e ela tira? Acompanhem a evolução da propaganda oficial no “Consórcio”, a partir de agora.
Foi um conluio:Xandão,”Rolha de Poço” e Alma Deformada.”
Esses idosos e crianças que foram presos sumariamente como terroristas terão que ser indenizados.
E o nosso congressinho omisso e quietinho
Esses comunas tupiniquins não tem jeito mesmo. tudo amadores
Parece tudo um festival de incompetência ou um faz de conta tabajara… Não estamos sabendo um décimo da história … Há algo de podre em Banânia.
Qualquer cidadão com mais de três neurônios tem certeza de que a violência das manifestações foram claramente facilitadas e AÍ ESTÁ MAIS UMA GRAVÍSSIMA EVIDÊNCIA … o novo Sendo se conseguir eleger um homem digno e honesto para presidí-lo derrotando este omisso, submisso, covarde e oportunista que está hoje lá já articula duas CPIs uma sobre as eleições e a outra sobre estas manifestações … eis o motivo pelo qual o Senado será a salvação nacional ou a pá de cal que nos levará a ser uma nova Argentina.
Jogo combinado, infiltrados quebrando vidraças de dentro pra fora, caos planejado pela extrema esquerda, que convenhamos, tem expertise em depredações.
O interessante é que mesmo sabendo de tudo o CMP entregou os Manifestantes acampados a PF, como se estes fossem culpados, os infiltrados fugiram não iam ficar em frente ao Quartel para serem presos.
Isso tudo são apenas conjecturas mas que, como já disse, faz algum sentido. Estão querendo com isso atingir a quem? A esses pobres coitados “patriotas bolsonaristas” que não, com certeza absoluta. Então quem é? O Anderson Torres? Não creio, não faz sentido algum. Então quem?
Daqui a pouco vão ter que censurar duendes no Brasil
Estranho…. Dou um doce para adivinharem…
O golpe está aí! Cai quem quer! Não havia nenhuma possibilidade de aquele número de pessoas entrar em Brasília, sem que as autoridades soubessem. Eu já estive lá há anos atrás em manifestação. Lá naqueles prédios não entra uma pulga, se as autoridades não quiserem!
Positivamente não há crime perfeito.
Sempre deixam provas
Fato!!!!
São criminosos terroristas!!!
Precisam ser presos e expulsos da vida pública!! Estão aplicando ainda táticas de guerrilha e com a mentalidade de Fidel Castro, na 10⁰ maior economia do mundo!! Se o brasileiro não acordar, estes marginais dominarão o país !
“esses marginais dominarão o país” – Moisés, em qual planeta V. esteve morando até o dia da Revolta dos Manés? – eles já dominam o país desde sempre – José Dirceu: “nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar a eleição”. LRBarroso: “eleição não ganha; se toma”.
Folha de Londrina, 10.Jan.2023: “General Mills (proprietária da Yoki Alimentos) anuncia que irá encerrar atividades em Cambará (Estado do Paraná)”. Serão mais de mil empregos que serão extintos pelo Sistema L (STF + TSE + STJ + AOB + CNBB + ABI + Bilionários + Imprensa Marrom) que trabalhou para recolocar um ex-presidiário na PR.
Tudo coincidência gente, tudo coincidência. Aqui no nosso bairro tem um grupo terrorista perigossísimo. Um tem 97 anos e usa andador mas disfarçado dentro dos canos do equipamento tem um rifle. A outra com cara de santinha e com 98 anos é uma mulher bomba….incrível anda de sobretudo no calor do verão, por dentro só dinamite. Outro se finge de surdo, usa até aparelho que na verdade é uma escuta para a célula terrorista. Bom pessoal a situação é a seguinte: nenhum e digo NENHUM membro seja do executivo, do legislativo e do judiciário da esquerda terá responsabilização, NENHUM. E preste atenção Oeste que se começar a criar fake news vem R$ 22 milhões de multa e R$ 100.000 por minuto fora entrar no inquérito do fim do mundo. Meu Deus no que nos tornamos….
Com certeza!!! Fizeram intervenção e afastaram o governador rápido demais…. E a mídia internacional tão canalha quanto a daqui, vendem o peixe conforme a mídia daqui divulga. Consórcio internacional…
O Estadão indo a fundo nessa história, está diretamente ligado ao propósito de algum grupo….
Mais uma pizza!!!!!!!!!!!!!
Tudo armado e esquematizado pelos comunistas, entre diversos setores, provavelmente já há semanas.
Se ao menos o povo não fosse tão incauto, para viver caindo nas armadilhas comunistas durante tantos anos, todas as armadilhas desde 1984…
Diretas Já, Constituição 88 (socialista), urnas eletrônicas inauditáveis, sistema de apuração secreto, desarmamento… tudo isso foi sendo aceito sem questionamento nacional por parte do povo fanfarrão brasileiro.
Uma bola de neve que só foi crescendo.
Tudo isso, passo-a-passo, culminou no que o Brasil vive hoje.
Perfeito!! Mas acordamos, não?
A impressão que fica é que o governo tinha interesse na radicalização das manifestações para justificar suas ações de repressão
até as pombas da Praça dos Três poderes que fazem cocô na cabeça da estátua da Justiça em frente ao Palácio do STF já estão desconfiadas de que foi tudo uma “armação” para depois perseguir, não os bolsonaristas (na verdade não existe bolsonarismo), mas os patriotas que lutam pelo restabelecimento da Lei e da Ordem no país.
Isso está bem claro… Método Maduro/TT….
A diferença entre nós e o Capitólio é que a esquerda tupiniquim chefiada pelo molusco e o dinossauro é prepotente a ponto de achar que não seria descoberta, ou seja não combinaram com os russos.
E assim caminha a humanidade
Que era uma armadilha estava evidente.
Só que também demonstra que o povo não aceita esses criminosos usurpando o poder. Alexandre de Mussolini é o bandido que mais cometeu crimes em 2022. O Lulitler não foi eleito. As urnas estão claramente fraudadas. Eu e muitas outras pessoas analisamos os arquivos gerados pelas urnas e confirmamos a fraude. Absolutamente todos que analisaram os arquivos acharam facilmente a fraude.
A violência com que os criminosos estão tomando o poder à força sem serem eleitos, calando e prendendo quem ouse contestá-los é enorme.
É óbvio que o povo vai reagir. Quanto mais violência desses criminosos no poder, mais a população reagirá com violência. Isso vai acabar numa guerra civil. Mas, como as pessoas de bem são pelo menos 2/3, os socionazifascistas vão perder.
Vamos continuar nos manifestando e nos recusando a obedecer qualquer ordem desses criminosos. Eles serão confrontados sempre e em todos os lugares. Nunca nos renderemos. Não deixaremos que nos matem como já fizeram aos opositores venezuelanos.
VAMOS REAGIR SEMPRE CONTRA ESSA QUADRILHA QUE ESTÁ DANDO UM GOLPE DE ESTADO NO BRASIL.
Tudo muito bem arquitetado para acabar com as manifestações em frente aos quartéis, pelo que os fatos indicam… estamos sob uma terrível ditadura cruel e instigadora de ódio sobre todos que não comungam com suas ideias que nunca deram certo para nenhum país do planeta. E viva o grande irmão diabólico!
As peças foram encaixadas e o quebra-cabeças foi montado. Mas que se importa com a verdade se o objetivo era criar o problema pra apresentar Soluções “Democráticas ” mas na verdade é o início do regime totalitário.
As coisas começam a aparecer, e tendem a i durar que foi tudo muito esquisito e bem planejado