O ministro-chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou por meio de suas redes sociais que já enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a íntegra das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. A entrega ocorreu no sábado 22.
Ao todo são mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas em áreas internas e externas do prédio. A entrega foi efetuada para atender a uma determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura as manifestações do 8 de janeiro.
A ordem foi dada depois da divulgação dos vídeos das câmeras de segurança do Planalto detalhando a movimentação dos manifestantes no prédio do Executivo. Os registros também mostraram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos invasores.
As cenas apontam como o GSI agiu naquela tarde e levantaram suspeitas de colaboração e omissão das autoridades. Na ocasião, as sedes do STF, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional foram depredadas.
Moraes afirmou que as investigações dos atos exige não apenas punição àqueles que “criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito”, mas também aos agentes públicos civis e militares que “foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”.
Em depoimento sobre suas ações no 8 de janeiro, o general e ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias afirmou ter entregue as imagens das câmeras da Presidência às instituições de Estado, “sem omissão de possíveis filmagens”. Versão essa que contradiz a cobrança feita por Alexandre de Moraes em despacho no qual determinou a quebra do sigilo das gravações e a entrega na íntegra do material.
O general declarou ainda que houve um “apagão” geral no sistema de inteligência, no que chamou de “crise do 8 de janeiro”, por falta de informações dadas pelas autoridades para aquele dia.
Opa… reenviou…
O próprio G Dias já havia informado a entrega das imagens a todos os órgãos da administração pública no dia do ocorrido.
Estão atabalhoados e desesperados em desfazer o que já foi feito a mando dos chefes da quadrilha do DESgoverno.
Enquanto isso, o sr Torres vai definhando na cadeia… parabéns carras… digo, ministro, alexandre de moraes
Está bem claro que este ridículo e criminoso GSI tenta manipular os fatos e se safar de seus graves crimes contra o Estado o que será pura eorda de tempo e a CPMi vai unir a nação contra a quadrilha que nos escraviza e humilha … e quem sobreviver verá.
MAIS O GAL G DIAS FALOU QUE HAVIA ENTREGUE AO STF E AO PRESIDENTE QUE COLOCOU SIGILO POR CINCO ANOS,ENTREGOU DENOVO AO STF?
AGORA IRÃO EDITA-LAS E DEIXAR DO JEITO QUE O STF QUER PARA MANTER OS .TERRORISTAS PRESOS.
O ORGULHO DAS AUTORIDADES FARÃO DE TUDO PARA CONFIRMAR SUAS DECISÕES TOMADAS
MAIS O GAL G DIAS NÃO DISSE QUE ENTREGOU AS IMAGENS AO STF ASSIM COMO AO PRESIDENTE QUE INCLUSIVE TORNOU SIGILOSAS POR CINCO ANOS?
OU AGORA IRÃO EDITA-LAS PARA QUE FIQUEM COMO O STF QUER?
Preciso de ajuda para entender uma coisa: Como é que o STF, só agora, após 105 dias (!) requisitou essas imagens? Será que estavam muito ocupados com as velhinhas e velhinhos, presos diante daquele quartel general da Gestapo ou da SchutzStaffel? Que nem notaram o que de fato era o principal eram a análise rigorosa dessa gravações? Será que são tão incompetentes assim ou sou eu que estou ficando com um parafuso frouxo, depois de todo esse enrosco aí? A essas alturas, já tenho o culpado por tudo isso: O general do GSI! Todos, além dele são inocentes. Pelo menos esse é o caminho que todos estão querendo tomar, arrumar apenas um culpado perfeito: O mordomo (ops)…um general melancia.
Mais na frente irá aparecer que já tinham recebido há muito tempo.
Os “cegos” e déspotas super empoderados só enxergam o que querem ou lhes manda o dono MAS a farra acabou.
Na íntegra???? Tenho dúvidas!
Cada vez mais o pt ( sempre minúsculo) e seus apaniguados reiteram ser covil de bandidos e formigueiro das imprestáveis saúvas.
O que mais se pode esperar de um partido político e de um governo, que vive de trapaças?
Quando a trapaça é muito grande, não há como implementá-la com precisão, haverá finais soltos que requerem o “Cleaner”, esse é aquele enviado pelo golpista com a função de atar os finais soltos e salvar a trapaça, ou eliminar todos os indícios, ipso facto, que possam identificar o dono da trapaça.
Se pseudo-golpes se tornam as armas de políticos e são usados para promulgar legislações políticas com interesses espúrios do regime que nos governa, então nossas liberdades civis serão sacrificadas sob uma falsa fachada do bem comum. Essa é a razão pela qual voce deve se envolver.
Causa revolta e repulsa dessa “justiça” brasileira.
Por que Alexandre de Moraes não requisitou essas imagens desde o começo? Só isso já basta pra anular todo o processo.
Esse pais não tem jeto!
Quer dizer que o MP está denunciando as pessoas sem ter visto as imagens?
Quer dizer que Alexandre de Moraes mandou prender sem ter visto as imagens?
Augusto Nunes, essa eu peço pra vc comentar.
E também a PF, que parece que só viu as imagens depois de publicadas. Sei…
É tão absurdo que custa acreditar que isto tenha acontecido.O Código de Processo Penal simplesmente foi ignorado.E tem jurista e jornalista comemorando a entrega das imagens com mais de 90 dias de atraso.É o fim do mundo.Não é possível,o Brasil acabou.
O STF vai repassar estas imagens para a futura CPMI ou não?