publicidade
Política

GSI entrega íntegra das imagens do 8 de janeiro ao STF

São mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas no Planalto

gonçalves dias
A entrega foi efetuada para atender a uma determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes | Foto: Foto: Jerônimo Gonzalez/Ministério da Justiça

O ministro-chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou por meio de suas redes sociais que já enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a íntegra das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. A entrega ocorreu no sábado 22.

Ao todo são mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas em áreas internas e externas do prédio. A entrega foi efetuada para atender a uma determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura as manifestações do 8 de janeiro.

A ordem foi dada depois da divulgação dos vídeos das câmeras de segurança do Planalto detalhando a movimentação dos manifestantes no prédio do Executivo. Os registros também mostraram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos invasores.

As cenas apontam como o GSI agiu naquela tarde e levantaram suspeitas de colaboração e omissão das autoridades. Na ocasião, as sedes do STF, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional foram depredadas.

Moraes afirmou que as investigações dos atos exige não apenas punição àqueles que “criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito”, mas também aos agentes públicos civis e militares que “foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”.

Em depoimento sobre suas ações no 8 de janeiro, o general e ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias afirmou ter entregue as imagens das câmeras da Presidência às instituições de Estado, “sem omissão de possíveis filmagens”. Versão essa que contradiz a cobrança feita por Alexandre de Moraes em despacho no qual determinou a quebra do sigilo das gravações e a entrega na íntegra do material.

O general declarou ainda que houve um “apagão” geral no sistema de inteligência, no que chamou de “crise do 8 de janeiro”, por falta de informações dadas pelas autoridades para aquele dia.

18 comentários
  1. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Opa… reenviou…
    O próprio G Dias já havia informado a entrega das imagens a todos os órgãos da administração pública no dia do ocorrido.
    Estão atabalhoados e desesperados em desfazer o que já foi feito a mando dos chefes da quadrilha do DESgoverno.

  2. Silvio S. Ladeira
    Silvio S. Ladeira

    Enquanto isso, o sr Torres vai definhando na cadeia… parabéns carras… digo, ministro, alexandre de moraes

  3. Xico Só
    Xico Só

    Está bem claro que este ridículo e criminoso GSI tenta manipular os fatos e se safar de seus graves crimes contra o Estado o que será pura eorda de tempo e a CPMi vai unir a nação contra a quadrilha que nos escraviza e humilha … e quem sobreviver verá.

  4. Washington Alencar
    Washington Alencar

    MAIS O GAL G DIAS FALOU QUE HAVIA ENTREGUE AO STF E AO PRESIDENTE QUE COLOCOU SIGILO POR CINCO ANOS,ENTREGOU DENOVO AO STF?
    AGORA IRÃO EDITA-LAS E DEIXAR DO JEITO QUE O STF QUER PARA MANTER OS .TERRORISTAS PRESOS.
    O ORGULHO DAS AUTORIDADES FARÃO DE TUDO PARA CONFIRMAR SUAS DECISÕES TOMADAS

  5. Washington Alencar
    Washington Alencar

    MAIS O GAL G DIAS NÃO DISSE QUE ENTREGOU AS IMAGENS AO STF ASSIM COMO AO PRESIDENTE QUE INCLUSIVE TORNOU SIGILOSAS POR CINCO ANOS?
    OU AGORA IRÃO EDITA-LAS PARA QUE FIQUEM COMO O STF QUER?

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Preciso de ajuda para entender uma coisa: Como é que o STF, só agora, após 105 dias (!) requisitou essas imagens? Será que estavam muito ocupados com as velhinhas e velhinhos, presos diante daquele quartel general da Gestapo ou da SchutzStaffel? Que nem notaram o que de fato era o principal eram a análise rigorosa dessa gravações? Será que são tão incompetentes assim ou sou eu que estou ficando com um parafuso frouxo, depois de todo esse enrosco aí? A essas alturas, já tenho o culpado por tudo isso: O general do GSI! Todos, além dele são inocentes. Pelo menos esse é o caminho que todos estão querendo tomar, arrumar apenas um culpado perfeito: O mordomo (ops)…um general melancia.

    1. Iramar Benigno Albert Júnior
      Iramar Benigno Albert Júnior

      Mais na frente irá aparecer que já tinham recebido há muito tempo.

    2. Xico Só
      Xico Só

      Os “cegos” e déspotas super empoderados só enxergam o que querem ou lhes manda o dono MAS a farra acabou.

  7. Guilhermina Gomes De Menezes Montenegro
    Guilhermina Gomes De Menezes Montenegro

    Na íntegra???? Tenho dúvidas!

  8. Judson Benedito Brisolla Franchi
    Judson Benedito Brisolla Franchi

    Cada vez mais o pt ( sempre minúsculo) e seus apaniguados reiteram ser covil de bandidos e formigueiro das imprestáveis saúvas.

  9. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O que mais se pode esperar de um partido político e de um governo, que vive de trapaças?

    Quando a trapaça é muito grande, não há como implementá-la com precisão, haverá finais soltos que requerem o “Cleaner”, esse é aquele enviado pelo golpista com a função de atar os finais soltos e salvar a trapaça, ou eliminar todos os indícios, ipso facto, que possam identificar o dono da trapaça.

    Se pseudo-golpes se tornam as armas de políticos e são usados para promulgar legislações políticas com interesses espúrios do regime que nos governa, então nossas liberdades civis serão sacrificadas sob uma falsa fachada do bem comum. Essa é a razão pela qual voce deve se envolver.

  10. Divina Régia Bosaipo Marques
    Divina Régia Bosaipo Marques

    Causa revolta e repulsa dessa “justiça” brasileira.

  11. José Camargo
    José Camargo

    Por que Alexandre de Moraes não requisitou essas imagens desde o começo? Só isso já basta pra anular todo o processo.

  12. Rodrigo Souza
    Rodrigo Souza

    Quer dizer que o MP está denunciando as pessoas sem ter visto as imagens?
    Quer dizer que Alexandre de Moraes mandou prender sem ter visto as imagens?
    Augusto Nunes, essa eu peço pra vc comentar.

    1. Thiago
      Thiago

      E também a PF, que parece que só viu as imagens depois de publicadas. Sei…

    2. José Camargo
      José Camargo

      É tão absurdo que custa acreditar que isto tenha acontecido.O Código de Processo Penal simplesmente foi ignorado.E tem jurista e jornalista comemorando a entrega das imagens com mais de 90 dias de atraso.É o fim do mundo.Não é possível,o Brasil acabou.

  13. Wilmar Arnold
    Wilmar Arnold

    O STF vai repassar estas imagens para a futura CPMI ou não?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade