A futura ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou nesta sexta-feira, 30, que as demarcações de terras indígenas devem passar do Ministério da Justiça para a pasta de sua administração. Ela terá um orçamento inicial de R$ 800 milhões à disposição.
“Não passará mais pelo Ministério da Justiça”, disse a futura ministra, referindo-se às demarcações de terras, em entrevista ao jornal O Globo. “Teremos com a pasta apenas ações transversais com o Conselho Nacional de Justiça [CNJ], para garantir as ações de retirada e pedidos de operações que, claro, terão de passar pela Justiça.”
Guajajara foi indicada por Lula na quinta-feira, 29, para comandar o Ministério dos Povos Indígenas. Ela disse que terá autonomia para definir a equipe que trabalhará no ministério. Entre as principais pautas, mencionou a questão dos povos ianomâmis e a proteção do Vale do Javari, região onde foram mortos o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo.
A criação do Ministério dos Povos Originários foi uma promessa de campanha de Lula. “Temos a obrigação ética e política de fazer a reparação ao que causaram aos povos indígenas”, afirmou Lula, na COP27. “Tenho o compromisso de fazer com que o Brasil sirva de exemplo.”
Povos originários remetem ao direito originário.Ou seja:não fique surpreso se, um belo dia, aparecer um índio na porta da sua casa reivindicando-lhe a posse.
Só no Brasil temos “índios” com a cara cheia de BOTOX, fala sério, essa é apenas mais uma financiada pelo sistema. Essa gente só enxerga o próprio bolso, e tem otário que acredita.
É a macaxeira entrando e o babaca defendendo.
Seu cérebro se é que ainda tem, já foi demarcado há muito tempo, pensa num cara frustrado que não é bem vindo por aqui e mesmo assim insiste em ser notado, sou capaz de arriscar que enquanto vc fica aqui falando asneiras, tem um bolsonarista empurrando o carrinho de pipoca na sua esposa! Kkkkkk
Respondi ao Gui, kkkkk
Respondi ao Gui, kkkkk nunca li tanta verdade
Se for índio comunista está aprovado pelo establishment. Já os que não são, cadeia neles.
A vida dela é uma inutilidade só como a sua, dois excrementos da natureza! Kkkk
Kkkkkkk nunca li tanta verdade
Acho que deveria partir de você o exemplo, já que é proprietário de “terras”, provavelmente um latifundiário, deveria ficar com apenas uma e doar as outras para índios, quilombolas e integrantes do MST, tudo pela “causa”, afinal este é o governo pelo qual sempre lutou.
Quando falei que havia dolarizado meu patrimônio e comprado uma casa em Clearwater FL, você respondeu que preferia ficar em Banânia, era mais divertido, pois é, espero que tenha bastante diversão.
Que absurdo, uma Índia que nem se manifesta sobre a prisão do Índio Serere. Um Índia que vive em São Paulo no ar condicionado viajando às custas do povo. Que acha que pode tudo. Esse governo vai ser pior que Sodoma e Gomorra, e espero que tenha o mesmo fim.
Traiu o que malandro?! Ele estava no direito dele de lutar pelo q acredita. Ela deveria no mínimo dizer algo a respeito!
A Guajanjara está com cara de quem acabou de sair de uma sacada do pum.
Guajajara, eu quis dizer.
O primeiro compromisso deveria ser a libertação do cacique preso por Moraes!
Rapaz vc caçar uma rola de um índio bem vistoso que é o que vc precisa, essa Índia rechonchuda que não sabe o que é viver numa tribo há anos só engambelam otário iguais vc, não passa de uma Índia maquiada do projac que vive no burger king e macdonalds enchendo aquele rabo gordo de frituras, quero saber é da gasolina que já aumentou nos postos por culpa desse ladrão safado do Lula!