O ex-prefeito Farid Madi (Podemos) desponta como favorito na briga pela conquista da Prefeitura do Guarujá (SP). De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo instituto Paraná Pesquisas, ele lidera de forma isolada em dois diferentes cenários.
No primeiro cenário, Madi detém 46,3% das intenções de voto. O porcentual é maior do que a soma dos outros sete pré-candidatos presentes na lista:
- Raphael Vitiello (PSD) — 13,2%;
- Toninho Salgado (Solidariedade) — 5,2%;
- Nicolaci Fincatti (PL) — 4,9%;
- Claudio Fernando (Novo) — 4,2%;
- Edilson Dias (PT) — 3,8%;
- Marcelo Pepe (PSB) — 3,7%; e
- Adilson de Jesus (PSDB) — 2,3%.
Para essa configuração, aqueles que responderam que não vão votar em ninguém, em branco ou anular representam 9,6% do total de entrevistados pelo Paraná Pesquisas no Guarujá. A opção não sabe ou não respondeu aparece com 6,8%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Madi aparece com um porcentual ainda maior no segundo cenário do levantamento apresentado nesta sexta-feira. De acordo com o instituto, o ex-prefeito soma 52,3%. Enquanto nenhum/branco/nulo tem 11% e não sabe/não respondeu, 6%, os demais cinco pré-candidatos mencionados não chegam a 30% das intenções de voto.
A saber, no cenário 2 do Paraná Pesquisas para a Prefeitura do Guarujá, os adversário de Madi registram os seguintes números:
- Toninho Salgado (Solidariedade) — 5,2%;
- Nicolaci Fincatti (PL) — 4,9%;
- Claudio Fernando (Novo) — 4,2%;
- Edilson Dias (PT) — 3,8%; e
- Adilson de Jesus (PSDB) — 2,3%.
O levantamento de agora não exibe, contudo, somente indicadores positivos a Farid Madi. Isso porque ele também lidera o índice de rejeição, com 24,8% dos eleitores do Guarujá que dizem que jamais votariam nele.
Dados do levantamento do Paraná Pesquisas, que mostra Farid Madi na liderança na disputa pela Prefeitura do Guarujá
Farid Madi administrou o Guarujá, município do litoral paulista que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia tem 287 mil habitantes, em um único mandato. Ele, a saber, permaneceu no cargo de janeiro de 2005 a dezembro de 2008.
Conforme a equipe do Paraná Pesquisas, o levantamento está sob registro no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-05806/2024. Além disso, o instituto informa que entrevistou 710 pessoas no Guarujá, de 7 a 12 de junho. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.