publicidade
Política

Haddad define Márcio França como vice na disputa ao governo de SP

Petista escolhe ex-governador para compor chapa ao Palácio dos Bandeirantes e reforçar aliança com o PSB nas eleições de outubro

Haddad anuncia Márcio França como vice na disputa pelo governo de SP
Fernando Haddad e Márcio França, formam a chapa da esquerda na disputa pelo governo de São Paulo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou o ex-governador Márcio França (PSB) como seu vice para as eleições de outubro, encerrando meses de negociações entre PT, PSB e aliados do presidente Lula. A escolha foi confirmada em evento na capital paulista e visa unir forças para ampliar a competitividade da chapa contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira, 25, o ex-governador Márcio França (PSB) como vice de sua chapa para as eleições de outubro. A definição encerra meses de negociações entre PT, PSB e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Haddad confirmou a escolha durante um evento na capital paulista. Nas redes sociais, o petista afirmou que a chapa representa a união de forças para disputar o governo paulista.

Receba nossas atualizações

Segundo o petista, a aliança busca ampliar o alcance do grupo político no maior colégio eleitoral do país.

Lula articulou acordo com França

A definição ocorreu depois de uma reunião realizada nesta semana no Palácio do Planalto. Haddad e França se encontraram com Lula para concluir as negociações sobre a chapa governista em São Paulo.

Inicialmente, França resistia à ideia de ocupar a vaga de vice. O ex-governador defendia disputar uma cadeira no Senado e, nos bastidores, chegou a cogitar uma nova candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.

Segundo aliados, Lula atuou diretamente para convencer o socialista a integrar a chapa petista. O presidente e o vice-presidente Geraldo Alckmin apoiaram a indicação por considerarem França um nome capaz de ampliar a competitividade da candidatura de Haddad.

Haddad anuncia Márcio França como vice na disputa pelo governo de SP
Lula, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Márcio França, Marina Silva e Simone Tebet durante encontro em Brasília; nomes foram cotados para compor a chapa governista em São Paulo | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A decisão também encerra especulações sobre outros nomes que poderiam compor a chapa. Entre os cotados estavam as ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), que agora devem concentrar suas articulações na disputa pelo Senado.

Experiência no governo paulista

Márcio França foi vice-governador de São Paulo de 2015 e 2018, durante a gestão de Alckmin. Em 2018, assumiu o comando do Estado quando Alckmin deixou o cargo para disputar a Presidência da República.

Naquele mesmo ano, França tentou a reeleição, mas acabou derrotado por João Doria, então no PSDB, no segundo turno.

Ao longo da carreira, França foi prefeito de São Vicente (SP) por dois mandatos, de 1997 a 2004; deputado federal (2007-2015); secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (2011-2015); secretário estadual do Desenvolvimento (2015); ministro de Portos Aeroportos (2023); e ministro do Empreendedorismo (2023-2026)

Disputa contra Tarcísio

A candidatura de Haddad é uma das principais apostas do governo federal para a eleição paulista. Ex-prefeito da capital e ex-ministro da Fazenda, o petista tenta retornar à disputa estadual depois de concorrer ao governo em 2022.

A chapa formada por Haddad e França será o principal projeto da esquerda para enfrentar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já sinalizou a intenção de buscar a reeleição.

Pesquisas do instituto Paraná revelam que Tarcísio tem vantagem em relação ao petista, que lidera o índice de rejeição do eleitorado paulista.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

1 comentário
  1. Magno Jesus De Afonso
    Magno Jesus De Afonso

    Fernando Haddad esta na espera da desistência do Lula a reeleição a presidência e vai deixa o Ex Governador Márcio Franca disputa com Tarcísio Freitas

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade