O instituto Paraná Pesquisas divulgou, neste domingo, 22, levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Itu (SP). O município do interior paulista conta com cinco candidatos a prefeito nas eleições deste ano.
Entre os políticos que almejam o principal cargo do Poder Executivo local, o ex-deputado federal Herculano (Republicanos) desponta como favorito. Conforme a pesquisa, o ex-parlamentar detém 36,1% das intenções de voto.
Atualmente com 68 anos, Herculano foi deputado por dois mandatos consecutivos (foi eleito em 2014 e reeleito em 2018. Antes, havia sido prefeito de Itu também por duas vezes seguidas, permanecendo no cargo de janeiro de 2005 a dezembro de 2012.
Com esse patamar, Herculano abre mais de 14 pontos porcentuais para o segundo colocado no levantamento do Paraná Pesquisas. De acordo com o instituto, essa posição pertence ao deputado estadual Rodrigo Moraes (PL), com 21,8%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O membro do Partido Liberal, por sua vez, está em condição de empate técnico com o ex-vereador Matheus Costa (PSD), que tem 17,6%.
A dupla está tecnicamente empatada em razão da margem de erro da pesquisa. De acordo com o Paraná Pesquisas, é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Gilmar Pereira (PP) e Professor Anderson (PT) completam a lista de candidatos à Prefeitura de Itu neste ano. Eles contabilizam 7,3% e 2,5%, respectivamente. Assim como Moraes e Costa, o progressista e o petista estão tecnicamente empatados.
Leia mais
O bloco de nenhum/branco/nulo é de 8,2%. Além disso, 6,5% das pessoas consultadas não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
Dados da pesquisa para a Prefeitura de Itu
Os dados do levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Itu se deram a partir de 710 entrevistas. De acordo com o Paraná Pesquisas, o trabalho de campo ocorreu de 17 a 20 de setembro.
Ainda conforme a pesquisa, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Esse porcentual se dá, a saber, a partir da margem de erro — que, no caso, é de 3,8 pontos porcentuais.
O instituto informa, por fim, que registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral. O código SP-04652/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.
Com menos de 200 mil eleitores, Itu não conta com possibilidade de segundo turno. Ou seja, o próximo prefeito será eleito no primeiro turno, que ocorrerá em 6 de outubro, independentemente de alcançar — ou não — a maioria absoluta de votos.
Leia também: “Partido representa?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 223 da Revista Oeste