Ibope pede desculpas por erro em pesquisa

Instituto indicou vitória de candidata comunista
-Publicidade-
Foto: Canva
Foto: Canva | ibope - pedido de desculpas - porto alegre

Instituto indicou vitória de candidata comunista, o que não se confirmou nas urnas

ibope - pedido de desculpas - porto alegre
Foto: Canva
-Publicidade-

O Ibope pediu desculpas ao eleitorado de Porto Alegre nesta segunda-feira, 30. Em entrevista à Rádio Gaúcha, a diretora-presidente do instituto de pesquisas, Márcia Cavallari, comentou o resultado do levantamento divulgado na véspera do segundo turno, que indicava a vitória de Manuela D’Ávila (PCdoB) sobre Sebastião Melo (MDB). A apuração vinda das urnas eletrônicas, no entanto, confirmou o inverso, com o emedebista sendo eleito prefeito da capital gaúcha.

Análise, por Selma Santa Cruz: “Alerta, pesquisa à vista!”

“A gente não teve um bom desempenho na última pesquisa”, admitiu Márcia. “Inclusive, pedimos desculpas aos porto-alegrenses”, prosseguiu a executiva do Ibope durante a entrevista concedida à emissora de rádio pertencente ao Grupo RBS, empresa que encomendou o levantamento sobre a corrida pela prefeitura de Porto Alegre. O material que agora rende pedido público de desculpas chegou a ser divulgado na edição do último sábado, 28, do Jornal Nacional, da TV Globo.

Pesquisa X realidade

A pesquisa em questão do Ibope entrevistou 805 pessoas em Porto Alegre, cidade com 1,4 milhão de habitantes. Com margem de erro anunciada de 3 pontos porcentuais (para mais ou para menos), o levantamento se propôs a contabilizar os votos válidos. Nesse sentido, a comunista Manuela D’Ávila apareceu com 51%, enquanto o emedebista figurou com 49%. Com 100% das zonas eleitorais apuradas, Melo foi eleito com 54,63% dos votos válidos. Derrotada, Manuela ficou com 45,37%.

Leia também: “Manuela D’Ávila amarga terceira derrota em Porto Alegre”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site