(J.R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 23 de abril de 2023)
Não existe mais um sistema de justiça no Brasil. Em seu lugar há uma espécie de Comitê Central que tem poderes absolutos, extinguiu as leis em vigor e governa o país em favor de uma facção política — a do presidente Lula e do consórcio de interesses que opera à sua volta. A comprovação mais recente disso é o assombroso episódio das imagens, publicadas num furo da CNN, que mostram o general Gonçalves Dias, chefe supremo da “segurança institucional” de Lula, em atitude de convívio pacífico com os invasores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Seus subordinados fazem a cortesia de oferecer garrafas de água a eles; eram, de qualquer forma, em número inexplicavelmente reduzido para proteger seja lá o que fosse, embora o general e o governo já soubessem desde a véspera que o ataque iria acontecer. Suspeitou-se desde o começo que havia colaboração do Sistema Lula nos “atentados terroristas” — uma farsa para ele se fazer de vítima e para o STF radicalizar ainda mais a sua caçada ilegal à “extrema direita”. A verdade começou enfim a aparecer — e fica explicado por que Lula e o PT vinham lutando tão histericamente contra a CPMI que quer apurar os fatos, e que agora tornou-se inevitável.
O STF, diante desse desastre, age mais uma vez em benefício do governo. O ministro Alexandre de Moraes acaba de decidir que o ex-secretário de Segurança de Brasília, que estava nos Estados Unidos no dia dos ataques, tem de continuar na cadeia, onde está há mais de três meses. O general, que estava dentro do palácio, está solto — demitido, mas solto. Ele não deveria estar “depondo na PF”, com tratamento de Xá da Pérsia. Tinha de estar preso enquanto estiverem presos o secretario e mais 200 acusados, ou com tornozeleira eletrônica, e sem o passaporte. Por conta do 8 de janeiro cerca de 1.500 pessoas foram presas, mais de 1.000 indiciadas, centenas submetidas à tortura da tornozeleira, após meses de prisão ilegal. Muitos nem sequer estavam no local do crime, mas apenas na frente dos quartéis; foram enganados por oficiais do Exército, enfiados em ônibus e entregues à polícia. O STF faz, agora, julgamentos por “lotes” de 100 ou 200 pessoas — aberração que não existe em nenhuma lei deste país.
Pior, talvez, do que tudo: mais de 1.000 pessoas estão indiciadas por incitação ao crime — e unicamente por isso, segundo o próprio STF. A pena máxima que o artigo 286 do Código Penal fixa para esse delito são seis meses de detenção. Todos já cumpriram mais da metade disso, antes de serem julgados e muito menos condenados — e são réus primários, com direito à liberdade após cumprirem um sexto da pena. Justiça?
A minha pergunta é esta: Aqueles dois sujeitos indicados pelo Presidente Bolsonaro para o STF estão mancomunados com os demais que rasgam todos os dias a nossa Constituição? E o Fux – juiz de carreira – onde anda? E a Rosa de Espinhos, que também o é – não fala nada? Só um que manda e desmanda? Como o Brasil pode chegar a este ponto de ignomia e ilegalidade? Parabéns Guzzo pelos seus artigos.
Em qualquer empresa privada com compliance quando um ato de corrupção vem à tona, o presidente e todo o corpo de alta gerência são demitidos.
Aqui no Brasil a justiça não é cega e atua conforme os interesses do sistema e seus beneficiários.
Dito isso, em nome da moral e da decência todos os Ministros do STF (só tem 2 juízes – Luiz Fux e Rosa Weber), os demais são advogados togados, devem renunciar para que um novo marco jurídico se estabeleça no país.
Quando as leis são feitas pelo crime organizado, não existe justiça.
Parabéns STF, missão dada, missão cumprida.
perdeu MANE
nao AMOLA
vai CHORAR ate QUANDO
Chega de MIMIMI
Quem ganhou foi você Marcos, com a sua ignorância. Deve estar feliz, pois está vendo toda essa roubalheira e ainda acha que tem razão. Você deve ser um que também está mamando na teta. Faz o L que a picanha já vem, seu otário.
O país foi dominado por criminosos. Não há a quem recorrer. Acabou. Aqui não restou mais que meia dúzia de patriotas, acuados, ameaçados, impotentes, desarmados. O crime venceu. Como diz o grande ministro de fala mansa, aquele que sozinho é muito mais macho que uma boa centena de valorosos generais do nosso exército, do que almirantes e brigadeiros, que saem correndo quando ele abre sua boquinha, “perdeu, Mané”.
Vivemos a ditadura do STF atrelado a um governo socialista. Na CPMI o governo fará de tudo para prejudicar e virar o jogo a seu favor, como se as imagens não fossem esclarecedoras. Já estão escalando os maiores picaretas do Congresso como Randofe, Calheiros e outros do mesmo naipe.
Chega-se a pensar se algum ditardozinho de meia tigela, dos vizinhos que nos rodeiam, resolver invadir o nosso país, o que será de nós, população !!
Quem poderá nos ajudar ??
Vivemos a ditadura do STF atrelado a um governo socialista. Na CPMI o governo fará de tudo para prejudicar e virar o jogo a seu favor, como se as imagens não fossem esclarecedoras. Já estão escalando os maiores picaretas do Congresso como Randofe, Calheiros e outros do mesmo naipe.
PERDEU MANE
As Frouxas Armadas entregaram o País a essa “facção política” que se utiliza desse “Comitê Central” para exercer a tirania.
Pra que servem FFAA que entregam o próprio País ao inimigo interno?!
Como Karl Marx disse:” A história se repete, primeiro como uma tragédia, segundo como uma farsa”. Dilma-anta foi a tragédia, Luladrão é a Farsa.
Retrato nu e cru da realidade política e judiciária que hoje vive o Brasil !!
Parabéns Sr. Guzzo, são de homens destemidos e corajosos para mostrar a verdade sem maquiagem, que o Brasil está carente !!
Triste ver os destinos para os quais meia dúzia de anarquistas e apátridas estão conduzindo duzentos e vinte milhões de pessoas para o caos e o abismo, sem chance de evitar a derrocada fatal que sofreremos !!
Pobre Brasil, que futuro te espera ??
O que acontece?????? Vocês parecem que mudaram pra piorar. Todos os meus comentários são excluídos.
Frouxss Armadas, nem cpm todo Viagra que compraram, conseguiram deixar de ser frouxas.
O único e fatídico jeito é a reação da população contra esse descalabro em que colocaram o Brasil
Eu rezo ,rezo e rezo , perdí a esperança ,perdí a esperança de justiça pelo orgão q deveria ser a máxima !
Deus olhai por nós ,pois hoje não sabemos o que na concepção deste sistema jurídico está dentro ou fora da lei .
Infelizmente perdemos neste País, onde o STF julga, prende e condena quem pensa como eles serão beneficiados e o pessoal do mal estão em todas as instâncias dos tribunais mandando e desmandando no País.
Eu quero mais é que esse governo, junto com toda a quadrilha petista se fo…………. . Não me representam, são ladrões, corruptos e hipócritas. Enquanto isso, povo inocente ou ignorante, continuem fazendo o L que vai melhorar, a picanha já vem, otários.
Me esclareçam uma dúvida: Esse general, caso seja condenado sem julgamento, de forma sumária como sempre, irá cumprir sua prisão preventiva na Papuda ou em alguma prisão militar?
Outro dia minha esqueci meu portão meio encostado e invadiram minha casa. Uma horda de umas vinte pessoas começaram a quebrar minhas coisas, abriram minha geladeira, comeram minha comida. Meu cachorro, o Latifundio (porque late lá no fundo do quintal) até deu uns latidos, mas no final só passeou entre os invasores e nada fez. E eu, diga-se, estava em estado catatônico sentado no sofá, com o controle da TV na mão enquanto os meliantes removiam o aparelho da parede. Foram embora. Então, fui na polícia. A polícia nada faz. Alegaram que a culpa era minha, por ter deixado o portão meio aberto, e do meu cachorro, que só latiu.