Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão inconformados e devem contestar a decisão do ministro Alexandre de Moraes de levar o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) à 1ª Turma da Corte. O julgamento refere-se a uma suposta tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
Para eles, diz o jornal Folha de S.Paulo, a importância e a repercussão do caso exigem que a análise ocorra no plenário do tribunal, que reúne todos os ministros. Os magistrados argumentam que réus do 8/1 foram julgados pelo colegiado completo. Assim, o caso de Bolsonaro não poderia se enquadrar em outro trâmite.
STF: influência petista e risco de ilegitimidade
Há o entendimento da maioria de que o julgamento em plenário daria maior legitimidade à decisão final do STF. Essa leitura resulta também da percepção de que os nomes que compõem a 1ª Turma possam gerar desconfiança.
O grupo de cinco ministros a quem Moraes quer submeter o caso tem Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux (além do próprio Moraes). Ou seja, os quatros primeiros todos indicados pelo presidente Lula da Silva. A expectativa é que eles votem pela condenação do ex-presidente.
Magistrados que não integram a 1ª Turma e que divergem da decisão de Moraes afirmam que essa é justamente a intenção do ministro: impedir o julgamento no plenário para evitar debates e divergências que naturalmente surgiriam no colegiado.
Dos 11 ministros do tribunal, dois Bolsonaro indicou: André Mendonça e Kassio Nunes Marques. A condenação do ex-presidente é possível no plenário. No entanto, não seria unânime. Dessa forma, Moraes ficaria exposto a divergências públicas.
Moraes teme discordâncias
A discussão sobre os crimes que o ex-presidente cometeu e as penas a que terá de se submeter também seria acalorada. Os réus do 8/1 receberam penas duras do plenário. O primeiro a receber a sentença, Aécio Lúcio Costa Pereira, teve condenação de 17 anos de prisão em regime fechado.
Mas antes de consolidarem a decisão, ministros divergiram duramente de Alexandre de Moraes. Ele propôs a pena máxima ao réu, de 17 anos de prisão, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada e dano contra o patrimônio público, com uso de substância inflamável.
Leia também: “Reunião de Bolsonaro com OEA é mal recebida pelo STF, informa portal”
O ministro Kassio Nunes Marques, que era o revisor da ação, abriu então a divergência. Ele absolveu Aécio Lúcio Costa Pereira de praticamente todos os crimes, votando apenas por sua condenação a dois anos e seis meses de prisão por dano e deterioração de patrimônio tombado.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Apesar de pensamentos adversos, culpado Bolsonaro é, nem que seja por estar na mesma sala em que a trama foi elaborada.
O mínimo que se esperava de um chefe de governo é que levantasse a denúncia, condenando o golpe.
Mas ele, até pela grandeza do cargo que ocupou e pela magnitude do suposto golpe, precisa e merece ser julgado pelo colegiado.
A justiça brasileira perdeu a referência sobre sua verdadeira missão. Enquanto estiver preocupada em legislar, executar e aparecer, estaremos sobre o jugo de vaidades individuais, opiniões pessoais e isolados em um mar de incertezas. Perdemos um pilar importante da democracia, que se transformou em uma coluna torta e quebradiça.
STF não tem mais credibilidade, Instituição desmoralizada.
Moraes é o ditador, os demais são cúmplices
No plenário ou na primeira turma estarão todos em conluio, basta ler a medíocre peça apresentada pelo PGR
Bolsonaro tinha que ser julgado na primeira Instância, os togados do STF não tem imparcialidade, o Presidente da Corte disse “Derrotamos o bolsonarismo” isso é postura de um Juiz? Isso é IMORAL.
🤣🤣🤣🤣🤣😅😅🤣🤣🤣🤣🤣 argumentação da matéria….🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
A maioria….dizem…… estão inconformados…..🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Fato =0 ……só especulação 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
É a Fifi da rua 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🥳
A DENÚNCIA SE LIMITA A UMA NARRATIVA MUITO MAL CONTADA, SEM INDICAR PROVA ALGUMA. NÃO HÁ LEGITIMIDADE QUE RESOLVA ISTO.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Já estão todos condenados.
Como nào precisam seguir a constituição, “dançou, mané!”
Onde for ele já tá condenado.
Chicane infantil.
Ministros do STF??? Quem? Os dois bandidos que Bozo colocou lá? Ahhhhhh, para Oeste.
Não… Sua mãe…
Se forem rastrear de onde veio a assinatura deste e de outros esquerdopatas que se enfiaram aqui na única revista séria deste país para ficar escrevendo baboseira lambendo o governo podre que ai está, acharão dinheiro publico e sujeira, com certeza. Cai fora leprozado mental.
Vc acha que assino isso aqui??? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nossa 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 xingou perdeu a discussão 🤣🤣🤣🤣🤣😔
É de graça 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 não conhece as regras da revista e quer discutir Lei 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
As mulinhas veem aqui relinchar com emojis porque é livre a manifestação e isso inclui os relinchos das mulinhas do Luladrão também, né mesmo Menine Leo e seu pseudônimo Tonhã da Silva?
Pois sua bolsa-reclusão baixa, o impede de pagar a assinatura… Então melhor você voltar para o estábulo do G1 & cia, junto com seus parentes mulas e relinchem a vontade, não precisando passar vergonha aqui novamente. Seu trouxa do emojin!