Dezenas de indígenas protestaram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde deste domingo, 25. Os manifestantes pedem a soltura de José Acácio Serere Xavante, o Cacique Serere, preso há 13 dias por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, o indígena defendeu a permanência do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto e chamou de “fraude” a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para conter os ânimos, a Polícia Militar e a Polícia Federal foram chamadas. Os manifestantes disseram que permanecerão na Praça dos Três Poderes até receberem informações de Serere. Eles alegam que foram impedidos de estabelecer contato com o indígena nesta semana.
Entenda o caso
Em 12 de dezembro, Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a prisão de Serere. Na decisão, o magistrado sustenta a “necessidade de garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e absolvição violenta do Estado Democrático de Direito”.
Ao examinar o pedido da PGR, Moraes avalia que a conduta do indígena presenta riscos à sociedade. “A restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação”, argumentou.
Relacionadas
De acordo com a Polícia Federal, Serere teria participado de “manifestações antidemocráticas” em diversos locais de Brasília, como no Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília, no Park Shopping e na Esplanada dos Ministérios.
A PGR entende que Serere está se utilizando da posição de cacique do povo xavante para arregimentar ativistas e insuflar manifestações. “A manifestação, em tese criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos”, argumentou a PGR.
O ÍNDIO foi preso porquê não é PELE VERMELHA
E as forças Armadas ainda dizem que defendem a ordem e asseguram a paz! Não sei aonde!
Enquanto isso o vagabundo está de férias, rindo da nossa cara e desses pobres índios! Falta homem de coragem e brio na cara para dar um basta nesse autoritarismo!
Stf somente serve para prender índio e soltar o cabral
Lbro-me que indios mataram garimpeiros por disputas de terra. E os índios não foram julgadores pois a constituição considera Índios inimputável.
Home tennis um cacique preso…. Tempos sombrios
Pessoal temos que mobilizar para ir para as ruas, vamos na frente dos quarteis, tiro de guerra e outros. URGENTE envie esse pedido ao seus amigos.
A Constituição Federal foi rasgada e não vivemos mais num estado de Direito faz bom tempo…..Portanto, não é surpresa para mim o Cabeça de Ovo mandar prender o cacique Serere! Mas uma coisa é certa! Mexeu com índios, lançou-se! O Xandão está com os dias contados. Aguardem!
Esta ordem de prisão NAO EXISTE NO SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO, logo, seria o caso da aplicação de medida pelo legislativo que, se nao fizer nada, deveria ser de responsabilidade do executivo alguma providência. Esse país nao pode se render ao sistema de corrupção. precisamos de homens de coragem, doa a quem doer.
Acho q vc é precisa estudar. A prisão foi temporária e não preventiva. Na temporária o índio já deveria ou poderia estar solto.
O Brasil está se tornando cada vez mais dependente de fatos novos e controversos todos os dias. Vai chegar o dia em que qualquer normalidade passará a ser rejeitada. Como tudo hoje gira em torno de narrativas, a normalidade será causa de grande desemprego. Mas ninguém se preocupe com isso não. Observando o lufar dos ventos, percebemos facilmente que as narrativas irão continuar de vento em popa, exceto nos casos de censura. O que for dito de manhã, será desmentido à noite.
A esquerda sempre foi mestre em guerrilhas, atacam
Já estão usando o seu Kit-Desculpas antes de serem poder, antecipando seus ódios, crimes(julgados e “desjulgados”) e extrema incompetência.
Como pode manter o Serere preso ?!!!! Absurdos que seremos obrigados a aceitar?!!!
Boa. Roubaram