Pessoa com deficiência física (PCD) e gay, o influenciador digital Ivan Baron criticou o presidente Lula, em virtude do pacote de redução de gastos do governo federal que afeta, entre outros segmentos, PCDs.
Se o Projeto de Lei 4.614/2024 for aprovado, o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) será mais restrito. O objetivo do Executivo é impedir o pagamento indevido do BPC.
“Qual a necessidade disso?”, interpelou Baron, em um vídeo no TikTok posteriormente excluído. “Só vai servir ainda mais como uma barreira para burocratizar. Deficiência é algo permanente. Ninguém vai deixar de ter a cada dois anos.” Baron subiu a rampa do Palácio do Planalto com Lula, na posse, em 2023.
Ainda de acordo com o influenciador, “o plano de medidas fiscais reconhece pessoas com deficiência como aquelas que têm ‘incapacidade para uma vida independente e para o trabalho'”. “Sim, essa foi a expressão usada no documento oficial apresentado pelo governo”, observou Baron. “O auge do capacitismo.”
Críticas de Ivan Baron
Não é a primeira vez que Baron sobe o tom com Lula. Em outras duas ocasiões, o influenciador digital disse que os eleitores do petista precisam cobrá-lo.
“Subi a rampa, mas não quero que seja apenas representativa, apenas um símbolo”, disse ele, durante uma entrevista, em junho de 2023.
Em setembro, Baron não gostou de um comentário do presidente, sobre quem usa andador e muletas.
Para Lula, contudo, utilizar esses equipamentos é algo feio.
Leia também: “O conto das mulheres, dos LGBTs, negros e indígenas”, reportagem publicada na Edição 247 da Revista Oeste
Só assim os eleitores que do lula vão aprender quando o corte é na própria carne,o presidente deve estar morrendo de dó dele kkkkk
Todo castigo pra eleitor do nine é pouco eu tô é adorando