Ricardo Cappelli, interventor na segurança pública do Distrito Federal (DF), exonerou o delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, superintendente da Polícia Federal no DF, nesta terça-feira, 10. A demissão ocorre por causa dos protestos do domingo 8, que registraram vandalismos ao patrimônio público.
Santos assumiu o comando da PF no DF em agosto de 2021. Entre outros trabalhos, ele foi o responsável pela segurança do então papa Bento XVI, durante a visita do pontífice ao Brasil, em 2007.
Quem deve ocupar o cargo, agora, é o delegado Cézar Luiz Busto de Souza, que já foi superintendente em Maringá (PR), e passou pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado.
O governo publicou a exoneração um dia depois da dispensa do coronel Fábio Augusto Vieira, então comandante da Polícia Militar do Distrito Federal. A posição de comandante será ocupada pelo coronel Klepter Rosa Gonçalves.
Interventor do Distrito Federal quer “arrumar a casa”
Antes de demitir Santos, Cappelli mandou embora o coronel Fábio Augusto Vieira, responsável pelo comando da Polícia Militar do DF. A intervenção federal foi decretada pelo presidente Lula, depois da invasão e da depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.