A fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, sobre ter ajudado a derrotar o “bolsonarismo”, segue repercutindo negativamente nos meios político e jurídico. O jurista Ivan Sartori foi mais um a criticar a declaração do magistrado.
+ Leia as últimas notícias sobre o STF no site da Revista Oeste
De acordo com Sartori, desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Barroso protagonizou uma “situação bem complicada”. Sartori, que soma 38 anos de serviços prestados à magistratura brasileira, falou sobre o tema em entrevista à edição desta quinta-feira, 13, do programa Oeste Sem Filtro.
Leia mais:
Na visão de Sartori, o ministro do STF tem acumulado declarações que não condizem com a postura a ser adotada por membros do Poder Judiciário. “Vem lançando manifestações que não estão de acordo com o cargo que ocupa”, disse o desembargador aposentado. Nesse sentido, lembrou-se, durante a entrevista, que o integrante do Supremo já falou, por exemplo, “perdeu, mané”, ao ser abordado por um cidadão em Nova Iorque.
Sartori afirmou que Barroso e qualquer outro juiz precisam se manter distantes da política. “O magistrado tem de se resguardar”, afirmou o entrevistado do Oeste Sem Filtro. “É preciso ter certa discrição”, prosseguiu o jurista.
A análise de Sartori é referente à fala de Barroso durante evento da União Nacional dos Estudantes. Ao marcar presença do evento na noite de quarta-feira 12, o ministro afirmou que “nós derrotamos o bolsonarismo”. Ou seja, colocou-se como personagem ativo de um processo político.
Barroso pode ser alvo de processo de impeachment, diz Ivan Sartori
Ivan Sartori reforçou que, com esse tipo de declaração de cunho político, Luís Roberto Barroso pode acabar como alvo de um processo de impeachment. Ele reforçou, contudo, que um eventual trâmite para cassar o mandato de um ministro do STF é de responsabilidade exclusiva do Senado. Mas ele insiste, a postura de Barroso “preocupa” e mostra que o Supremo acaba de se mostrar como um “superpoder”, acima de outros órgãos da República.
Parte da oposição ao governo Lula começou a se movimentar nesse sentido. Em poucas horas, 38 deputados assinaram ofício para protocolar pedido de impeachment de Barroso.
Barroso é um paspalho. Mas está blindado e não será punido
Dr Sartori o senhor também não mexam com esse ministros. Eles já disseram a que estão. Tem um missão dada . Eles podem cassar e sancionar o senhor, nos moldes de Ditadura.
Porque todos tem medo de dizer a verdade? O discurso do ministro, fosse contra ou a favor deste ou daquele, num evento político, é considerado por quase todos os juristas como atividade político-partidária, permitindo seu enquadramento no Art. 39, inciso 3 da Lei do Impeachment (Lei 1.79/1.950) que trata dos crimes de responsabilidade. O caso é simples, a punição clara.
Como sempre não vai dar em nada, o cajado do João de Deus proteje o pulha. O cãncer que tomou conta do pais somente será extirpado com um bisturi que o povo não tem: CORAGEM.
Na verdade, a declaração de ontem, indica de uma vez por todas, a união de 2 Poderes da República, de modo a constituir o ” Judicutivo “, aglutinação do Executivo e do Judiciário.
É a profundidade de um Grand Canyon a diferença entre esse monte de advogado porta de cadeia q o PT do Luladrão colocou no esseteefe e um juíz concursado e de carreira como Ivan Sartori. O estado democrático de direito q esses advogados vomitam todo dia como sendo a real democracia é na verdade o direito de tudo para eles e para os deles e nada aos adversários. Nem a lei, q já não vale mais o escrito. Como não temos reais juízes na suprema corte, o Brasil é um país sem justiça. O pavão deixou claro isso esta semana.
Vamos ver se o nosso poder legislativo está podre ou não.
Narinas bem abertas e faro de cão.
O primeiro que sentir feder, avise aos outros por favor.
“Barroso pode ser alvo de impeachment”.
Nem de longe isso pode acontecer. Por um motivo muito simples, não temos um poder Legislativo que se der ao respeito, para colocar isto em curso….