O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 11, que a primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro do Esporte, André Fufuca, representará o governo brasileiro nas Olimpíadas de Paris, que começam no final do mês.
Lula explicou que foi convidado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, mas não poderá comparecer devido a compromissos internos. As declarações foram dadas em uma cerimônia com atletas olímpicos e paraolímpicos no Palácio do Planalto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O Fufuca vai como chefe do esporte brasileiro”, explicou Lula. “Como eu sou convidado pelo Macron, eu resolvi dizer que a Janja vai porque eu tenho muita coisa para fazer no Brasil, não posso ir. Então, quando vocês estiverem disputando, ela vai estar lá torcendo.”
Janja disse estar emocionada com a sua ida para os Jogos Olímpicos de Paris. “Eu vou estar com vocês na abertura. Estou muito emocionada com isso”, declarou a primeira-dama.
As Olimpíadas de Paris ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto. O Brasil contará com 277 atletas em 39 modalidades, sendo 153 mulheres e 124 homens, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Janja quer aproveitar a Olimpíada de Paris para debater a aliança contra fome
Ainda durante o evento no Planalto, Janja também destacou que a jaqueta do uniforme dos atletas, que será usada na cerimônia de abertura em 26, foi bordada pelas rendeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, que também fizeram seu vestido de casamento.
Além de acompanhar os jogos, primeira-dama mencionou que participará de ações de combate à insegurança alimentar.
“Lula lançou a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, e a gente vai estar fazendo uma atividade lá para adesão da prefeitura de Paris, de outras prefeituras, movimentando os atletas nesse momento”, disse. “A minha equipe está produzindo um material, quem quiser participar, a gente vai ficar muito feliz.”
Lula comentou que assistirá às Olimpíadas pela televisão e pediu aos atletas que levem uma imagem positiva do Brasil. “Vou compensar, vou ver as Olimpíadas pelos olhos da Janja, pela televisão. Levem do Brasil a lembrança que esse país voltou à civilidade”, disse.
O chefe do Executivo realizou o lançamento do reajuste de 10,86% do Bolsa Atleta durante a cerimônia. É o primeiro aumento em 14 anos, desde o segundo mandato de Lula, em 2010.
Criado em 2007, o programa atende atletas da base aos profissionais, com valores de R$ 410 a R$ 16.629, dependendo da categoria e do desempenho. Medalhistas recebem valores maiores.
É a melhor representação de que o atual Brasil não presta!
Luladrão, vc é um corno manso velho e/ou um corno velho manso? A JANTA(ANTA+JANJA) VAI SOZINHA? E O SEGURANÇA PREFERIDO DELA TAMBÉM VAI, É CLARO!
Vai disputar dancinhas adequadas ao seu dia a dia nos cabarés.
Como ministro de Estado respondendo por Esportes, ok, representa o Brasil. Já essa cidadã vai consumindo os impostos que já pagamos em forma de hospedagem, alimentação e aéreo!