A primeira-dama, Janja Lula da Silva, disse não se incomodar com as críticas que recebe por não ter sido eleita e, apesar disso, “se meter na política”. Conforme a socióloga de 57 anos, quem pensa assim “não enxerga o mundo” atual. Janja afirmou ainda que vai continuar “ao lado” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Vou continuar ao lado do presidente, porque acho que é esse o papel que tenho que desempenhar”, destacou a primeira-dama em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo, 5. “Não é uma questão de ser eleita ou não. Existem ministros que concorreram e ganharam a eleição ao Senado ou à Câmara, mas a maioria não foi eleita e está lá.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A primeira-dama disse que, em um evento do Parlamento de Portugal, duas senhoras do cerimonial pediram que ela se sentasse atrás de Lula, mas ela não quis. “Falei: ‘Não, amor. Não fico atrás do presidente, sempre fico ao lado dele'”, continuou Janja.
Durante a entrevista, a socióloga comentou ainda sobre a vontade de ter um gabinete formal no Palácio do Planalto, onde o presidente despacha. O plano foi descartado por conselheiros do petista, que enxergaram risco de atrair ataques da oposição. Janja, contudo, contesta a decisão.
“Nos EUA, a primeira-dama tem [um gabinete]“, declarou. “[Ela] tem também agenda, protagonismo, e ninguém questiona. Por que se questiona no Brasil? Vou continuar fazendo o que acho correto. Sei os limites. Quero saber das discussões, me informar, não quero ouvir de terceiros.”
Janja no G20
Em 9 de setembro, Lula participou da reunião da cúpula do G20, na Índia. Mas não foi a presença do petista que chamou a atenção, foi a de Janja. A socióloga foi a única primeira-dama a participar das sessões do grupo.
“Falaram que fui a única primeira-dama que entrou com o presidente no dia da reunião do G-20”, continuou. “Entrei porque ele não soltou da minha mão e falou: ‘Você está comigo e vai entrar comigo’. Me sinto segura.”
Leia também: “O novo departamento de propaganda do PT”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 147 da Revista Oeste
Apesar de reconhecer que existem poucas mulheres nos entornos do petista, a primeira-dama disse que não participa das reuniões de Lula.
“O povo acha que eu fico lá sentada”, destacou. “Não faço isso. Todo dia, ele tem uma reunião com os ministros do Palácio do Planalto, mas não estou nesses espaços de decisão. Minhas conversas com o presidente são dentro de casa, no nosso dia a dia, no fim de semana, quando a gente toma uma cerveja. Quando estou incomodada, eu vou lá e questiono.”
Para mim essa mulher quer se candidatar a algo no futuro, e já está fazendo a cama dela indo a lugares que não deveria, aparecendo em horas oportunas, com essa desculpa de que o usurpador quer ela ao lado.
Ainda tem gente que lê “O Globo”?
Muita conveniência ou ignorância porque o ministro foi nomeado para um CARGO e primeira-dama NÃO. Aliás tanto Lula quanto Janja estão a abusar e muito da Presidência da República. Passeios muito caros, móveis mais caros ainda, roupas caríssimas a cada evento e tudo pago pela Presidência. O Governo não poupa gastos de seu interesse, bem como não pensa no País em momento algum, apenas nos próprios interesses e na vingança Lula 3 por ter sido apanhado com a mão na massa. A única razão que Lula tem é a seletividade da Justiça brasileira, pois dos outros presidentes com comportamentos muito suspeitos como Collor que foi cassado, porém não respondeu a um único processo e muito menos condenado. Mas Lula é um nordestino analfabeto, pretensioso e da Silva. Muito embora o regime civil no Brasil tenha demonstrado a incapacidade de ser honesto a muitos homens públicos, somente um “pé rapado” foi preso, muito embora a lava jato tenha revelado uma imensidão de poderosos corruptos e protegidos pelo sistema, o mesmo sistema completamente apodrecido que necessitou retirar da cadeia este mesmo nordestino para derrotar um incômodo chamado Bolsonaro e mesmo assim, com toda a parcialidade somente atingiu 1% a mais de votos.
Pode ser desagradável a mulher ficar atrás nas cerimônias. O marido pode se distrair e achar que está numa sacada do pum.
Avisem a “canja” que o molusco levou a eleição no Brasil e não ganhou a eleição nos EUA…
Como essa mulher (se é que podemos chamar assim) é insuportável.
as vezes na frente, se exibindo, já saindo dançando …
Um bebado e uma deslumbrada, tá feia a coisa
Sem comentários…
Não senhora primeira dama, a senhora fica do lado do seu esposo Luiz Inácio Lula da Silva.
Do lado do presidente Lula, “eleito” pelo povo, fica o vice, que se bobear tem já, já o nome esquecido.
Deslumbrada como sempre. Patético.
Prefiro não comentar…
A Janja por ser uma esquerdopata, esta ao lado esquerdo do Luladrão e advinha quem esta do lado esquerdo da Janja deixando-a no meio. É o carcereiro Paulão recentemente contratado para serviços esporádicos no palácio, mas isso somente acontece quando implementam a ménage à trois.
Michele, Michele
Isto é notícia?