O candidato à Presidência da Argentina Javier Milei afirmou que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é um comunista e um corrupto. A declaração foi feita em entrevista ao jornalista peruano Jaime Bayly.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
Ao ser questionado sobre Lula, Milei disse: “Um comunista”. O jornalista acrescentou: “E um grande corrupto, não?” O candidato argentino respondeu: “Óbvio, por isso esteve preso”.
Em seguida, Javier Milei responde que se for eleito não se encontrará com Lula. Diante do tom crítico da pergunta seguinte de Bayly, o argentino afirma que ele, como chefe de Estado, teria como aliados os Estados Unidos, Israel e o “mundo livre”, mas os argentinos poderiam manter relações comerciais com quaisquer países.
Recentemente, Milei acusou o governo Lula de interferir nas eleições argentinas para apoiar o candidato peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia. O PT formalizou apoio a Massa, e marqueteiros com ligação com o partido de Lula trabalham na campanha do candidato da esquerda.
Lula também teria interferido diretamente para liberar um empréstimo de US$ 1 bilhão à Argentina por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Milei vai cortar relações com ditaduras
O candidato da coligação La Libertad Avanza também respondeu sobre governos autoritários e grupos terroristas. Ele disse, na entrevista, que pretende cortar relações com ditaduras e citou os regimes autoritários de três países latino-americanos. “Venezuela, Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte e Irã estão condenados; o terrorismo do Hamas e do Hezbollah está condenado”, afirmou.
+ Repercussão do encontro entre Maduro e Lula: ‘Retrocesso; vergonha’
Além disso, Milei disse que os “autocratas”, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também devem ser condenados. “O primeiro a defender o governo da Ucrânia fui eu e o primeiro a defender Israel contra os ataques violentos e atrozes do Hamas fui eu”, observou.
O candidato liberal também criticou, indiretamente, a posição do governo argentino de Alberto Fernández, que, assim como o governo brasileiro, não condena com veemência os atos terroristas contra Israel. “O mais importante é que garantam o direito à defesa legítima em nome de Israel, que apoio fortemente.”
Embaixador da Argentina diz que Lula não é nem comunista, nem corrupto
O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, disse que Lula “não é nem comunista, nem corrupto”. “Nos deparamos com uma afirmação que é completamente estranha, porque Lula não é nem comunista, nem corrupto”, disse Scioli ao canal de TV argentino C5N.
Sobre a acusação de corrupção, Scioli disse que “isso foi negado pela Suprema Corte de Justiça do Brasil”, que absolveu o petista.
Realmente, contra fatos não há argumentos.
O embaixador argentino está na mesma folha de pagamento que o William Bonner. Patético.
Não “foi negado pela Suprema Corte de Justiça do Brasil”, não. O processo foi anulado com o argumento que deveria correr em outra cidade, e o próprio político disse que sente orgulho quando é chamado de comunista.
Acertou nos dois.
O Luladrão sente-se elogiado quando chamado de Comunista.
E o comunismo é o destino do Brasil, enquanto o povo prefere sofrer calado imerso em seu estoicismo, continuamos rumo a servidão com os charlatões do poder confiscando os frutos do nosso trabalho e vivendo no luxo de mansões palaciais as nossas custas.
Se possível fosse, transferiria meu título eleitoral para a Argentina só para votar no Milei. Identificação imediata.
Comunista não, um bebum bem bom, gosta de coisa boa com dinheiro dos outros, agora corrupto isso é elogio..
Ele só disse verduras