O ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o presidente Lula, nesta segunda-feira, 24.
“Infelizmente, em inúmeras ‘questões de sociedade’, o país é acéfalo”, escreveu Barbosa, no Twitter/X. “O Congresso, omisso, retrógrado, um horror. O presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’.”
A manifestação ocorreu em meio às sucessivas derrotas do Executivo no Parlamento, das pesquisas de opinião mostrando que o apoio a Lula derrete e aos dados econômicos nada positivos.
O post mais recente de Barbosa na rede social diz respeito a uma parabenização pela vitória contra Bolsonaro. Conforme Barbosa, “venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”.
Joaquim Barbosa anuncia voto em Lula
Em 2022, durante a disputa pela Presidência da República, Barbosa anunciou voto no então candidato do PT, Lula.
No vídeo, Barbosa afirma que Bolsonaro “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”.
O ex-ministro disse ainda que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível” e que o “isolamento internacional” faz com que o Brasil perca oportunidades.
Leia também: “‘Alexandre de Moraes comete arbitrariedades todos os dias'”, entrevista publicada na Edição 222 da Revista Oeste
Seres abjetos, sr. Barbosa, são os que agem como o senhor, mudando de posição política conforme suas conveniências. O senhor só engana ingênuos com seu discurso irrelevante, que nem deveria ter recebido destaque na revista oeste.
ÓOOOOOOOOOOOOOOOOO, estou deveras surpreso! É mesmo cidadão, eu não sabia. Essa declaração é tão inútil como cobrar da Marina Silva, responsabilidade sobre o meio ambiente.
Não tomou Rivotril hoje.
Esquece quando é conveniente.
Joaquim Barbosa, tu és o ser abjeto, covarde frouxo, que encheu as burras de grana pra fugir do Brasil e ficar calado. Deverias continuar calado na tua insignificância, não tens nem direito de se declarar brasileiro, fostes omisso e conivente com ladrões.
Esse covarde se manifesta com qual intenção?
Ninguém melhor que esse Sr. para saber quem eram Lula e o PT!! Faça-me o Favor! Porque não te calas!
A vida é feita de trocas e quem entende isso ainda em tenra idade certamente se torna uma pessoa mais feliz e realizada! De que adianta ter cabelos brancos e muitos anos de estudo se na hora de desfrutar de todo este patrimônio acumulado a pessoa age emotivamente com um adolescente na puberdade? Fez o L e se arrependeu? Não conhecia o Lula e o PT? Triste.
Meu gato fazendo as necessidades no jornal e certos individuos delirando nas redes sociais tem o mesmo valor.
Os covardes fogem com medo do sistema e depois ficam arrotando delirios nas redes sociais.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Esse ex ministro é um acéfalo, como ele mesmo diz. Esquerdopata!
👏👏👏
Exatamente isso ! E chegamos a pensar que ele era o nosso Batman
Esse sr sempre se considerou acima dos reles mortais, é exma sumidade Arrogância em pessoa. Se sente confortável tecendo seu cobertor de críticas recostado na poltrona de sua sala. Se poderia fazer melhor porquê não se candidatou sr ex ministro?
Cale-se na insignificância, pau mandado!
Se manifestar agora sobre o que já estava estampado desde a época em que era ministro ….. vai muito além de covardia e traição ..é repugnante.. vc sim é completo abjeto
Ingenuidade? Não creio, votou no lula porque quis, mesmo sabendo que seria o pior para o país. Criticar o lula não irá lhe recuperar nenhuma credibilidade.
mais um inútil , arrependido ……
|Quem é esse tal de joaquim barbosa?
Tanto Joaquim Barbosa, quanto Caetano Veloso e Chico Buarque, são mais provas incontestes de que o profissional, necessariamente, não possui a mesma competência em sua atuação como cidadão nas relações civis, e vice-versa!
Esse Picanheiro Petralha nunca se explicou porque saiu do STF depois de ter chamado o PT de Organização Criminosa…
Como magistrado, é um péssimo juiz de caráter. Pra gente entender que juízo de ministros é muito relativo. Entender que a educação e as pautas que a pessoa defende dizem muito sobre ela. Nesse ponto, há uma diferença muito grande entre Lula e Bolsonaro. Mas o supremo e metidíssimo juiz não soube ver e julgar.
Votou num corrupto condenado em três instâncias e por unanimidade. Acompanhou os criminosos serem descobertos e processados. Então Joaquim Barbosa, infelizmente, passou a ser uma decepção!
SER ABJETO, DESPRESIVEL, OMISSO E INCAPAZ EH UM SER QUE VOTOU EM LADRAO E AGORA RECLAMA
Esse é um sujeito desprezível, as pautas que ele diz que podiam avançar são os piores costumes defendidos por uma agenda hostil aos costumes conservadores do povo brasileiro, se Joaquim Barbosa está criticando o parlamento é porque mesmo o parlamento devendo uma atuação política mais coerente com a vontade popular, pelo menos alguma coisa está fazendo de bom.
Esse covarde não tem mais o direito de emitir suas opiniões que não servem nem para enfeitar uma latrina
O pessoal está vendo o barco afundar e então começaram a jogar o filho no colo dos outros. É o famoso toma q o filho é teu! Mas não adianta, as redes sociais nunca esquecerão o q vocês fizeram nas últimas eleições.
Em 98% dos setores o Brasil anda de lado ou para trás. É um país destinado ao fracasso. Não adianta falar em riquesas naturais se não há população com educação e formação. É muito simples, basta pegarmos desde a volta da democracia em 1985 e nos perguntarmos quanto melhorou o nível educacional do Brasil e quanto houve de real ascensão social. A pobreza desnuda de nossas periferias com aquelas construções de casas empoleiradas de tijolo sem massa mostra bem onde estamos e o q somos e como nunca reverteremos essas situação se persistirmos com os mesmos políticos e partidos e com as mesmas instituições e soluções. A pergunta revelação é; pq tudo q é importante e precisa de reversão total somente piora?
Esse covarde incoerente deveria permanecer calado na latrina onde se acomodou.
Quantos pretos que dariam a vida para chegar ao topo da pirâmide do judiciário ou ministério? E esse vendido e o ministro dos direitos humanos? Conseguiram foi envergonhar a raça.
Esse aí é um preguiçoso, avesso ao trabalho que deveria ficar calado pra nos poupar de suas imbecilidades.
Não passa de um idiota.
E melhor ouvir um papagaio do que essa anta .
Cara nulo , um papagaio fala melhor que ele.
Esquerdopata
O stf começou a ruir, quando esse cara começou a falar fora dos processos.
Já devia estar recolhido numa casa de repouso
Mais um idiota defensor do socialismo obscurantista (aí, sim!) e oportunista sonhando herdar os votos petistas quando Lula morrer biológica ou politicamente.
Essa múmia poderia muito bem continuar em seu sarcófago de exílio dourado e poupar o Brasil de suas flatulências verbais.
Reconheça que perdeu, Mané.
Ele sabia melhor do que ninguem em quem estava votando.
Adora esse senhor vou quem é o abjeto, desprezível e causou isolamento internacional.
Joaquim Barbosa…… ou é otário, ou é mau-caráter….
Otário ele não é!
Candidato? Será?
Candidato? Será?
Candidato? Será?
Candidato? Será?
Está com cara de candidato…(?)
O interessante é que nem Joaquim Barbosa nem ninguem é capaz de explicar POR QUE Bolsonaro é essa “coisa ruim”… Se a economia estava melhor… havia mais liberdade…que parte disso era ruim?
Infelizmente, ninguém dá a mínima para o que o senhor diz. Como muitos brasileiros inteligentes, o senhor caiu no conto em que o antigo presidente foi condenado com a perda da eleição por causa do caráter fascista e abjeto (adjetivo que o senhor mesmo inputou ao ex-presidente). Como um homem com a sua capacidade pode acreditar que o atual presidente não estivesse em acordo com a oligarquia que mantém esse país no atraso há muitos anos. Eles destinam ao povo, as migalhas. E o senhor, um homem vencedor, digno, reto, pode acreditar nisso? Se o senhor com o seu conhecimento achou que tirar o Bolsonaro do governo fosse fazer bem ao Brasil e trazer o desenvolvimento de volta, me desculpe, mas o senhor ajudar a condenar o Brasil a pelo menos mais 4 anos de atraso.
Concordo plenamente contigo, apenas não concordo com o tempo de atraso a que nosso país está condenando, infelizmente serão muitos anos mais.