A jornalista alemã Vicky Richter anunciou, nesta terça-feira, 17, o lançamento do documentário Fora Moraes – A Luta do Brasil pela Liberdade. Na produção, ela narra histórias de opressão e ameaças à liberdade de expressão.
Previsto para dezembro deste ano, o conteúdo refere-se à atuação do Judiciário brasileiro e destaca, principalmente, a figura do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Vicky publicou um teaser em seu canal no Instagram. Na mensagem, a jornalista provoca o público com a seguinte colocação: “O mundo precisa ver o que está acontecendo. Você vai ouvir?”
Alemã fala em tirania e perseguições políticas
O vídeo de 21 segundos explora imagens de eleitores e políticos brasileiros. O roteiro aborda expressões de efeito vinculadas a temas como perseguição política, prisões ilegais, tirania e combate à censura.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
No espaço reservado para descrever o conteúdo, a autora diz: “Num país onde a censura reina e as vozes são silenciadas, desenrola-se uma batalha pela verdade e pela democracia”.
A jornalista convida o público a acompanhar “histórias não contadas daqueles que lutam contra a opressão, arriscando tudo pela liberdade de expressão”.
Influenciadora vê contraste entre São Paulo e Brasília
De acordo com a influenciadora, “esta não é apenas a luta do Brasil: é uma luta pela liberdade em todos os lugares”.
Em mensagem no último sábado 14, Vicky diz que esteve em São Paulo e deixou a cidade com um sentimento de esperança. “O espírito de luta do brasileiro em busca da liberdade de expressão está mais forte do que nunca”, disse a comunicadora alemã. “A cidade parece um farol de luz no fim de um túnel escuro.”
Vicky acrescentou, contudo, que ao viajar para Brasília percebeu um forte contraste. “As ações ilegais e inconstitucionais do ministro Alexandre de Moraes são profundamente preocupantes”, disse. “O que está acontecendo sob sua supervisão é alarmante”.
Leia também: “É dura a vida de jornalista estatizado“, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 234 da Revista Oeste
A jornalista termina sua mensagem dizendo que os brasileiros devem intensificar os seus esforços para “evitar que esta figura, disfarçada de juiz, desmantele os últimos resquícios de democracia no Brasil”.
Cada dia que passa, vai ficando mais difícil desconstruir a imagem do Brasil como uma ditadura bananeira
Tomara que não seja tarde quando o Brasil acordar…
Imagina a vergonha dos jornalistas brasileiros que estão vendo tudo isso e não tomam atitude alguma e vem alguém de fora para denunciar a guinada autoritária de nosso país. Esses “jornalistas” brasileiros serão estudados nos livros de história do futuro como covardes e traidores da nação.
Perfeito!!
Ótimo