Oswaldo Eustáquio mantém canal no YouTube e, pelas redes sociais, se dizia “perseguido”. Ele é ligado à ativista Sara Winter
Apoiador declarado de Sara Winter, líder do grupo “300 pelo Brasil” que deixou a prisão esta semana, o jornalista Oswaldo Eustáquio acaba de ser detido pela Polícia Federal (PF). Alvo da operação que investiga o financiamento de ditos atos antidemocráticos, ele foi detido em Mato Grosso do Sul, conforme informa o canal CNN Brasil.
Leia mais: “Hackers suspeitos de divulgarem dados de Bolsonaro têm entre 17 e 19 anos”
Pelas redes sociais, Eustáquio se coloca como jornalista investigativo. Além disso, mantém um canal no YouTube que leva o seu nome. Na plataforma de vídeos, produz conteúdos diários. Entre alguns conteúdos recentes, defendeu a liberdade de Sara Winter e criticou o Supremo Tribunal Federal. Chegou a dizer, por exemplo, que a ativista havia sido vítima da “ditadura do STF”.
Pelo YouTube, o jornalista também mostra suas participações em protestos. No ambiente audiovisual, a conta tem mais de 300 mil inscritos. No último vídeo, publicado no fim da manhã desta sexta-feira, ele avisa que estava no Paraguai, precisamente na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz divisa com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Ele indica, inclusive, que a gravação foi feita hoje mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=MsrIiMYpIfk
Questão da covid-19
Apesar de informar via YouTube que estava no Paraguai para comprar uma “sopa paraguaia”, Oswaldo Eustáquio avisou por outra rede social, o Twitter, que estava no país para investigar a situação local da covid-19. Ressaltou que por lá o comércio está aberto. Dessa forma, aproveitou para comparar o número de óbitos entre as duas nações por causa da doença provocada pelo novo coronavírus.
O nosso núcleo de jornalismo investigativo está no Paraguai 🇵🇾 e descobriu o segredo do sucesso do país vizinho no combate ao Coronavírus e a incrível marca de apenas 13 mortes, contra 54 mil no Brasil. A receita é simples: Comércio aberto e combate à desinformação da mídia.
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) June 26, 2020
“Perseguido” e preso
Minutos depois de sua prisão por agentes da PF, Eustáquio, que vinha denunciando ser “perseguido” por algumas autoridades, mudou o discurso. Isso porque, agora, se coloca como um “preso político do Brasil”.
O JORNALISTA OSWALDO EUSTÁQUIO ACABA DE SER PRESO ARBITRARIAMENTE! É O 8o PRESO POLÍTICO DO BRASIL!
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) June 26, 2020
O resultado dessas prisões do STF é o aumento da exposição e do número de seguidores dessas pessoas. A coisa toda, além de inócua, não é inteligente.
Tendência de parcialidade esquerdista nessa matéria que ao menos o chama de jornalista…tem que ser mais direto
Eu sinto incomensurável nojo dos “Deuses do Olimpo” que servem com subserviência seus antigos patrões, atuando de maneira vergonhosa contra interesses da Nação.
Quem os punirá? … Quando? …
A ver o que a #GloboLIXO, #FoicedeSP, VEJA, IstoÉ, Estadão irão dizer sobre isso. Ahhh, mas ele não é jornalista, é blogueiro. Mais um ato tirânico do careca aloprado.
E os Senadores não vão fazer nada?
O Allan dos Santos fez propaganda dessa revista no Terça Livre. Mas vendo essa matéria da pra ver que é igual a todas as outras mídias de esquerda.
O STF vem fazendo o que a Alemanha Nazista de Hitler fazia, perseguindo opositores por opiniões POLÍTICAS! A Polícia Federal, infelizmente, vem cumprindo decisões arbitrárias e escandalosas.
O jornalista decerto não gosta do rapaz, e claramente opina sobre a notícia. Está sendo parcial.
Fiquei com a mesma impressão.
O STF é, hoje, uma corporação vergonhosa, parcial e arrogante. Nos últimos dias, de forma acintosa, transgrediu os princípios mais caros do ordenamento vigente!
Triste, muito triste!
Essa pocilga nos envergonha a cada dia. #STFVERGONHANACIONAL
Não foi impressão, é clara a antipatia!
Qto a dizer que o Oswaldo “mudou o discurso” logo após ser preso, é obvio e ululante, pois a situação também modificou! E, não tenho qqr dúvida de que agora passou a ser, sim, um “preso político”. Qqr um de nós, que falou qqr coisa do 5tf é potencial preso político!
Os senadores tem que fazer seu papel e acabar com a ditadura do STF
Só havia uma narrativa.
Agora existe uma incipiente narrativa.
Evidente que quebrar-se-ão alguns ovos.
Pelo menos a Oeste teve a honestidade de chamar o Osvaldo de jornalista, pois a mídia orquestrada vem chamando-o de blogueiro. Assim nenhuma associação de jornalistas terá que emitir nota de desagravo, uma vez que somente jornalistas de esquerda merecem a solidariedade de seus pares.