Jornalista é preso pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Oswaldo Eustáquio mantém canal no YouTube e, pelas redes sociais, se dizia “perseguido”. Ele é ligado à ativista Sara Winter
Apoiador declarado de Sara Winter, líder do grupo “300 pelo Brasil” que deixou a prisão esta semana, o jornalista Oswaldo Eustáquio acaba de ser detido pela Polícia Federal (PF). Alvo da operação que investiga o financiamento de ditos atos antidemocráticos, ele foi detido em Mato Grosso do Sul, conforme informa o canal CNN Brasil.
Leia mais: “Hackers suspeitos de divulgarem dados de Bolsonaro têm entre 17 e 19 anos”
Pelas redes sociais, Eustáquio se coloca como jornalista investigativo. Além disso, mantém um canal no YouTube que leva o seu nome. Na plataforma de vídeos, produz conteúdos diários. Entre alguns conteúdos recentes, defendeu a liberdade de Sara Winter e criticou o Supremo Tribunal Federal. Chegou a dizer, por exemplo, que a ativista havia sido vítima da “ditadura do STF”.
Pelo YouTube, o jornalista também mostra suas participações em protestos. No ambiente audiovisual, a conta tem mais de 300 mil inscritos. No último vídeo, publicado no fim da manhã desta sexta-feira, ele avisa que estava no Paraguai, precisamente na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz divisa com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Ele indica, inclusive, que a gravação foi feita hoje mesmo.
Questão da covid-19
Apesar de informar via YouTube que estava no Paraguai para comprar uma “sopa paraguaia”, Oswaldo Eustáquio avisou por outra rede social, o Twitter, que estava no país para investigar a situação local da covid-19. Ressaltou que por lá o comércio está aberto. Dessa forma, aproveitou para comparar o número de óbitos entre as duas nações por causa da doença provocada pelo novo coronavírus.
O nosso núcleo de jornalismo investigativo está no Paraguai 🇵🇾 e descobriu o segredo do sucesso do país vizinho no combate ao Coronavírus e a incrível marca de apenas 13 mortes, contra 54 mil no Brasil. A receita é simples: Comércio aberto e combate à desinformação da mídia.
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) June 26, 2020
“Perseguido” e preso
Minutos depois de sua prisão por agentes da PF, Eustáquio, que vinha denunciando ser “perseguido” por algumas autoridades, mudou o discurso. Isso porque, agora, se coloca como um “preso político do Brasil”.
O JORNALISTA OSWALDO EUSTÁQUIO ACABA DE SER PRESO ARBITRARIAMENTE! É O 8o PRESO POLÍTICO DO BRASIL!
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) June 26, 2020