O jornalista Jorge Pontual, da GloboNews, pediu desculpas ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, por defender o direito de Israel se defender do grupo terrorista Hamas. A emissora compartilhou a retratação neste sábado, 4.
“Admito que não fui feliz”, disse Pontual, no Instagram, referindo-se ao comentário que fez na sexta-feira 3, durante o programa Em Pauta, sobre o episódio em que as Forças de Defesa de Israel (FDI) alvejaram terroristas dentro de ambulâncias. “A muitos pareceu endosso.”
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Na mesma publicação, o jornalista disse que ninguém tem informações seguras sobre o que acontece no Oriente Médio. “De certo, apenas um fato: os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente”, observou. “Peço desculpas por não ter deixado isso claro.”
Ao fim da nota, o jornalista marcou o perfil de Pimenta.
O motivo da sujeição
Na sexta-feira, Israel atacou uma ambulância, próximo ao Hospital Shifa, no norte da Faixa de Gaza. Segundo as FDI, o veículo estaria sendo utilizado por terroristas do Hamas. As forças israelenses usaram uma aeronave para alvejar os extremistas islâmicos.
“Informações demonstram que o método de operação do Hamas consiste em transferir agentes terroristas e armas em ambulâncias”, informaram as FDI.
De acordo com o Ministério de Saúde em Gaza, administrado pelo Hamas, dezenas de palestinos foram mortos e feridos por causa do ataque. As vítimas gravemente feridas precisaram ser transferidas para o sul de Gaza. Em segida, foram para o Egito.
Leia também: “A perseverança de um povo”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 189 da Revista Oeste
“Enfatizamos que esta área de Gaza é uma zona de guerra”, publicaram as FDI, no Twitter/X. “Os civis são repetidamente orientados a evacuar para o sul, para sua própria segurança.”
O que disse Pontual?
O jornalista trouxe à superfície o fato de o veículo estar sob controle dos terroristas. “Israel havia avisado que, se tivesse gente do Hamas na ambulância, a atacaria”, disse. “Não deu outra.”
Pontual também citou a cobertura da imprensa sobre o caso, que criticou a ação das Forças de Defesa de Israel.
“Houve aquela grita internacional: Israel ataca hospital; Israel ataca ambulâncias; Israel cometeu mais um crime de guerra”, disse Pontual, como se interpretando as manchetes. “Mas atacar terroristas do Hamas é um direito que Israel tem. Se eles estavam na ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha de fazer: alvejar seus inimigos.”
Leia mais: “Israel envia escavadeiras blindadas e equipadas com metralhadoras para a linha de frente”
Ao fim do comentário, o jornalista disse que esse caso representa a dificuldade da imprensa de analisar o conflito. “Os dois lados têm versões contraditórias, e Israel acredita que está certo”, concluiu.
A pressão de Pimenta
O ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva qualificou como “inaceitável”, “vergonhoso” e “assustador” o comentário do jornalista.
No Twitter/X, Pimenta disse que Pontual “vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio”. Ele afirmou que o jornalista estaria justificando “barbáries, genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes palestinos”.
Depois do pedido de desculpas de Pontual, o também jornalista Caio Blinder prestou solidariedade ao colega. “Não cabe a uma autoridade governamental condenar a fala de um comentarista”, salientou.
Pediu desculpas para não perder a “boquinha”. Ao invés de ficar fazendo reportagens nos States, porque não produzir uma ao vivo em Gaza?
Não acompanho as atuais emissoras da chamada mídia tradicional e diante destes episódios sofríveis vejo que tenho razão. Um jornalista e comentarista político ter que pedir desculpas por ter falado a verdade. Mas pau que dá em Chico também dá em Francisco.
Globo lixo mesmo! Há anos não assisto! Nojo! Nojo é nojo! Vontade de vomitar
Tenha dó! A que ponto chegamos! Imprensa subserviente! Pedir desculpas por ter feito um comentário? Por isso é que não assisto esse canal.
Para certas emissoras o dinheiro é tudo e a opinião é nada. Os ventos financeiros ditam os rumos do jornalismo. O jornalista deve estar precisando muito do emprego, pois o Pavinato mandou a Jovem Pam às favas e manteve seu posicionamento frente a um Desembargador ofendido por ter sido criticado em uma decisão bastante infeliz. A liberdade de opinião se tornou coisa muito rara no Brasil, especialmente frente a Secretaria de Comunicação do Governo Federal que autoriza os pagamentos à imprensa sempre desejosa e não menos corrupta.
Esse Pontual é a maior mosca morta da imprensa!
Um dos melhores fantoches da globosta
Um lambe notas do extremismo esquerdopata desse desgoverno – foi o que demonstrou ser Jorge Pontual nesse episódio.
Quando, em qualquer guerra, alguém ficou enfatizando o número de mortos civis? Nos bombardeios de Bremen ou de Berlim na II Guerra Mundial?
Agora, o farsante Mula resolveu falar nas “criancas”, usadas como alvos para estimular as críticas às forjas de segurança até pelo CV nas favelas do Rio.
Para erradicar o Hamas – terroristas piores que os nazistas em Dachau e Auschwitz – valem quaisquer políticas de terras arrasadas!
Excelente e preciso comentário!
Pseudo Jornalista que não passa de um farrapo humano a serviço deste desgoverno narco-terrorista. A rede esgoto é estatal na verdade. O “ministro” é um covarde, imundo, atuando pró esquerdopatomaniacos.
Quanto humilhação para este jornalista simplesmente por mostra a verdade, o que a Organização na qual trabalha não tem o menor compromisso com a verdade. Lastimável se render aos $ que o governo envia para esta Organização!
Pontual foi humilhado e aceitou a humilhação vergonha !!!!
Aff. Pedir desculpas por exercer liberdade de expressão. O ministro aje como censor.
Covarde e manipulador é essa figura indecente que, a pretexto de estar aliado aos pobres, na verdade opera a quadrilha chamada PT, que instrumentaliza a pobreza com o único propósito de se locupletar. Cínico! Pena que o jornalista tenha se desculpado diante desse fascista, que sequer tolera a liberdade de opinião.
Quem paga a orquestra escolhe a música. O governo está inundando essa emissorazinha de quinta categoria de dinheiro, então, ela tem que dizer o que o governo quer que seja dito. Jornalismo uma pinóia. É propaganda.
Esse é o verdadeiro VENDIDO.
Vendeu seu caráter, se é que já teve, aos corruptos.
Meus pêsames.
Ambos indivíduos esquerdistas infames, se baseiam em fontes nada fidedignas que são os terroristas do Hamas. Tudo que sai de lá, deixa de passar pelo crivo desta organização terrorista que domina aquela área er ai de quem ousar a tentar algo diferente. Em resumo, são dois picaretas falando merda sobre o mesmo assunto.
*) Correção: Tudo que sai de lá, NÃO deixa de passar…
Um covarde não deveria ser comentarista. Suas palavras serão sempre reféns dos seus medos.
Eu não sintonizo este lixo de canal há muito tempo, alias, não coloco na Globolixo NEM para assistir a missa do Padre Marcelo Rossi.
Não sei como Jorge Pontual ainda tem estômago para trabalhar na Globo. Creio que ele é o único que presta ali e cada um sabe onde o calo aperta.
Que vergonha! A Globo é um lixo total mesmo e Pontual um fraco.
Todos no bolso do Lula. O importante é manter o discurso. Vão estar junto dos bandidos até o fim. Inclusive os do STF.
A turma do “consórcio” é toda bandida.
Bandido apoia bandido.
Paulo Pimenta o Montanh@ da lista da Odebrecht
Paulo Pimenta tenta manter rédeas curtas sobre veículos de imprensa que são favoráveis ao dinheiro que sai daquele caixa. A imprensa cativa deve-lhe genuflexão.
Até quando..????
Se retratou, porque a TV Fazuele não pode ficar sem receber a mesada financeira do desgoverno.
Shame! Shame! Shame!
Triste
Vergonha é pedir desculpas a meliantes. O sujeito se borra de medo de perder seu empreguinho em Nova York. Subserviente e cagão é pouco para esse sujeito.
comentarista cagão e subserviente ao governo como a sua empregadora, globolixo
O medo dos incompetentes de serem demitidos, traz à tona toda suas covardias.
A retratação, a contradição, a humilhação, dependendo do patrão, são essenciais para a manutenção do emprego.
E assim são os medíocres, venais, corruptos e corruptores, nossas atuais entidades públicas, seus ambiciosos subordinados, a mídia mainstream e seus empregados.
Muito triste!
É isso aí. Tem q prestar conta ao de facto dono da rede Bobo, que vem a ser o PT de Luladrão. Vcs jornalistas já não podem ter sua própria opinião. Tudo deve passar pelo crivo dos comunistas vagabundos do PT, esse partido quadrilha. É tudo igualzinho ao q acontece nos morros do Rio. Essa é a democracia com estado pleno de direitos do esseteefe. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Vcs colocaram os caras lá e agora tomam na toba. Plim plim….
São todos apparatchiks tanto o jornalista quanto o funcionário público envolvido.
Fica cada vez mais claro a ditadura comunista que vivemos no Brasil. O jornalista precisando se retratar por ter reportado a verdadeira história da guerra, mas que desagradou o regime nefasto que o psicopata de São Bernardo defende. Parece que nem “os dinheiros” dado pelo desgoverno está conseguindo conter a verdade de vir a tona.
não é para se ter pena do Pontual mas vergonha de sua subserviência aos partidos de esquerda que dominam o pais. esse jornalixo faz qualquer coisa para manter sua boquinha.
Amigos, é a máxima da minha Mãe, Gaúcha de “faca na bota”: “Quem se abaixa demais o rabo aparece”. Velho Pontual, jornalista que ainda respeito, ainda há tempo (pouco) de honrar suas calças e ter uma carreira digna.
Jorge pisou na caca de cachorro com o pé direito.
Pimenta pisou na caca de cachorro com pé esquerdo.
Os dois andando juntos deixam rastros no chão e parecem que é uma única pessoa que pisou com os dois pés na caca de cachorro.
Expressou sua opinião apenas, mas seu patrão recebe gordas verbas de um governo que tem uma opinião contrária. Perder o emprego ou a dignidade? Eis a questão.
O Pravda tupiniquim está a todo vapor, seguindo ordens do capo do PT. Medo de perder o emprego, ca gou no poleiro.
Se não fizesse isso seria demitido, afinal, a Globo só se sustenta graças ao dinheiro do estado. A empresa virou porta voz oficial do governo e seus jornalistas meros funcionários públicos sem concurso.
Coitado, coitado,coitado, coitado. Tenho pena dele muita pena. Que lixo!
Que merda de jornalista, um bundao, pedindo desculpas a um mediante .
Postura manipuladora e covarde é a deste desgoverno que acha que pode e deve controlar a mídia. Seus comunistas!
Assim como Israel alvejou um comboio de terroristas disfarçado de ambulâncias, vai chegar o dia que também vai alvejar militantes disfarçados de jornalistas. Afinal são igualmente perigosos.
Jornalistazinho covarde
É isso que acontece com quem trabalha na TV Lula e emite uma opinião contrária à dos petralhas.
Nada de novo de uma estatal comunista
Para surpresa de ninguém!
Na globo, quem manda é o acionista majoritário, no caso o desgoverno Lula.
Nenhuma vergonha na cara dessa corja de jornalistas .