O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou que tem direito de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Ele deu a declaração em entrevista ao programa Frente a Frente, do Canal UOL.
Dirceu afirmou que cumpriu a pena relacionada ao caso do Mensalão e disse que pretende voltar ao Legislativo para ajudar a ampliar a bancada do PT no Estado de São Paulo.
Receba nossas atualizações
“Eu fui condenado pelo domínio do fato.” Declarou: “Eu cumpri a pena. Eu posso dizer aos eleitores de São Paulo, aos cidadãos e às cidadãs de São Paulo, que eu tenho direito de voltar”.

O petista teve o mandato cassado em 2005 por quebra de decoro parlamentar, no caso do Mensalão. O episódio envolveu um esquema de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dirceu fala em “missão” e retorno à política
Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou José Dirceu no processo do Mensalão. A pena inicialmente definida chegou a sete anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa. Ele começou a cumprir a condenação no ano seguinte e recebeu indulto presidencial em 2016, que extinguiu a pena.
A então presidente Dilma Rousseff assinou um decreto de indulto natalino no fim de 2015 que deu origem ao benefício, e o governo de Michel Temer o aplicou posteriormente. A decisão que formalizou a extinção da pena passou pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso.
Antes disso, quando cumpria prisão domiciliar, a Polícia Federal prendeu Dirceu novamente em 2015 no âmbito da Operação Lava Jato, sob suspeita de receber valores de empreiteiras por meio de contratos de consultoria. Ele ficou preso no Paraná por quase dois anos e teve as condenações anuladas em 2024.
Na entrevista ao UOL, Dirceu afirmou que vê sua volta à disputa eleitoral como uma “missão”. Segundo ele, Lula conversou com Edinho Silva, presidente nacional do PT, sobre sua participação na reconstrução do partido.
O ex-ministro também disse que pretende atuar para aumentar o número de deputados federais petistas eleitos por São Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.