Ex-deputado federal, José Dirceu pretende se candidatar a um cargo no Poder Legislativo nas eleições de 2026. Segundo o jornal O Globo, aliados do petista histórico afirmam que a ideia dele é concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas ele não descarta o Senado.
Para que isso aconteça, a defesa de José Dirceu trabalha para encerrar os dois processos que ele responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro, seu advogado, Roberto Podval, apresentou um pedido à Corte para reverter essas condenações, que se deram no âmbito da Lava Jato.
+ Estadão, sobre José Dirceu: ‘Criminoso condenado por delitos graves’
Um dos fundadores do PT, Dirceu foi condenado em 2012 no escândalo do Mensalão; essa pena foi extinta em 2016, sob argumento de que Dirceu é “portador de bom comportamento e não praticou infração disciplinar de natureza grave”.
Em 2017, ele foi acusado no âmbito da Operação Lava Jato de lavar dinheiro de propinas das empreiteiras UTC e Engevix. Contudo, em 2023, ele foi absolvido, pois, segundo o juiz, o Ministério Público Federal não teria comprovado a prática de lavagem de dinheiro por parte de José Dirceu.
Há alguns dias, Dirceu realizou uma festa de aniversário que reuniu diversos políticos, entre eles, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e José Múcio (Defesa) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o jornal O Globo, o movimento de Dirceu tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também: “O triunfo da indecência”, reportagem de Silvio Navarro para a Edição 168 da Revista Oeste
Arthur Lira neste aniversário foi o Ó..
Para que se juntar a esta tralha.
vergonha
Mais um que tinha que estar puxando cana.