O jornal O Estado de S. Paulo aborda, em texto publicado neste sábado, 16, o evento desta semana que agitou a elite política em área nobre de Brasília. A saber, a publicação faz alusão à festa de aniversário do petista José Dirceu.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Em editorial, conteúdo que representa a opinião institucional por parte de uma empresa de comunicação, o Estadão enfatiza o fato de a comemoração do aniversário do petista ter sido “concorrida”. Políticos, empresários, advogados e jornalistas marcaram presença na confraternização.
“O beija-mão que se viu naquela festa mostrou que nenhum dos inúmeros reveses jurídicos e políticos de que Dirceu padeceu por ter se metido em toda sorte de malfeitos durante os primeiros mandatos do presidente Lula da Silva parece ter lhe tirado os ares de consigliere“, afirma o jornal. “Reuniu em torno de si boa parte da cúpula do poder numa mansão do Lago Sul.”
Leia mais:
Ao analisar a festa de aniversário de José Dirceu, o Estadão lembrou que o aniversariante da semana é alguém que foi condenado pela Justiça e chegou a ser “preso três vezes por corrupção”. Nesse sentido, o jornal aproveita para ironizar a situação — e afirmar que a comemoração mostra que a ressocialização do sistema prisional brasileiro funciona.
“Devidamente ressocializado depois de ter sido preso três vezes”
“Nem parecia que os cerca de 500 convidados do aniversariante — entre os quais figuravam políticos de todos os matizes, advogados, empresários e jornalistas — estavam reunidos em torno de um criminoso condenado por delitos graves em várias instâncias do Poder Judiciário”, afirma o Estadão, em trecho do editorial. “A comemoração pelos 78 anos de José Dirceu, na quinta-feira passada, mostra que o sistema penitenciário brasileiro funciona: o petista, devidamente ressocializado depois de ter sido preso três vezes.”
A íntegra do editorial sobre a festa de aniversário de José Dirceu está disponível no site do Estadão.
Quem é José Dirceu
Natural de Passa Quatro (MG), José Dirceu de Oliveira e Silva tem 78 anos e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), chegando a ser presidente nacional da legenda. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, ele foi ministro-chefe da Casa Civil, mas deixou o cargo em 2005, em meio às denúncias do Mensalão.
Leia também: “Prefeitura de São Paulo cobra IPTU de José Dirceu”
Preso em três oportunidades desde o início dos anos 2000, conforme ressaltou o Estadão, Dirceu chegou a ser preso na década de 1960, quando atuou em grupos armados contra o regime militar brasileiro. Em 1968, foi para o exílio ao ser trocado pelo embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, que havia sido sequestrado por militantes da esquerda.
Na área política, cumpriu, de 1987 a 2022, seguidos mandatos como deputado estadual e deputado federal por São Paulo.
Leia também: “O rancor dos velhos pecadores”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 201 da Revista Oeste
Brasília está de volta! Mais Brasil, menos Brasília.
Ele é o “Poder Profundo” ou “Quarto Poder”.
Lula não gosta dele.
Mantê-lo perto é preciso.
Submerso seria pior.
Tem muito dinheiro no Panamá.
O Estadão ajudou esta gente a voltar e agora, com eles ancorados nas nossas jugulares, pode posar de bom moço e falar que não está tudo lindo. Não acredito no Estadão.
E o sucessor natural do comparsa de quadrilha o conhecido e impopular NoveDedos, que sai chamuscado, pronto para abraçar o Satanás. Lanço aqui um desafio: Essa festinha de aniversário não é nada mais ou nada menos que uma “avant-premiére” para a próxima candidatura à presidencia deste país pelo PT. Não vejo outra coisa no horizonte que não seja isso. Esse pessoal não dá ponto sem nó. Anotem
O Estadão ajudou essa cambada a voltar ao poder simplesmente pelo ódio que tem ao governo honesto e competente de Bolsonaro. Seus editoriais cheios de FAKES, nos chamavam de “camisas pardas” do nazismo e outras idiotices próprias de uma imprensa marron e decadente. Aplaudia o STF quando este perseguia Bolsonaro e agora questiona a dupla LULA/STF? . Estadão, entrevista FHC e pergunta porque confessou nos seus “diários da presidência” o ódio que tinha ao PT/ MST e agregados, e agora tudo fez para descondenar LULA, destruir o VOTO IMPRESSO que o PSDB tanto aplaudiu no passado, a tal CARTA PARA DEMOCRACIA e outras desonestas articulações para derrubar Bolsonaro e destruir o pais. Aos 78 anos, ex tucano desde a fundação do PSDB até 2019, não entendo como pude admirar esses farsantes que com certeza arquitetaram esse plano a ponto de colocar ALCKIMIN como vice de LULA para voltar “a cena do crime”. Que papel ridículo de um ex conservador, super católico, liberal que hoje e aspone da JANJA e enaltece Flavio Dino no altar da missa pela posse no STF, com esta demência: “quis o destino que Flavio Dino fosse o Ministro da Justiça e Segurança na hora certa e no momento certo para ajudar a salvar a democracia e evitar o golpismo”. Como consegue dormir esse cristão sabendo que patriotas honestos e democráticos sem qualquer antecedente criminal estão sendo condenados a até 17 anos em última instância por uma FARSA montada pelo próprio homenageado?
Dirceu um bandido igual a Lula, corrupto ladrão. .
Os que compareceram a cesta falta vergonha na cara ,
principalmente os que tem cargo eletivo.
Caiu a ficha do Estadão?
Quem vai em festa promovida por BANDIDO/LADRÃO/CORRUPTO? QUEM?? SOMENTE BANDIDOS IGUAIS AO ZÉ FDP DIRCEU. TODOS PRESENTES DA MESMA LAIA. CORJA DE BANDIDOS DE PRIMEIRA LINHA. NÃO TINHA UMA PESSOA DE E/OU DO BEM.
LEMBRETE AO ESTADÃO: LULA É TÃO CRIMINOSO QUANTO JOSÉ DIRCEU. PRESOS E CONDENADOS PELOS MESMOS CRIMES, E IGUALMENTE SOLTOS POR JUIZES CAMARADAS.
GOSTARÍAMOS DE VER UM EDITORIAL DO ESTADÃO COM AS MESMAS CRÍTICAS À TRAJETÓRIA DO LULA, DESDE OS CRIMES ABSURDOS FEITOS POR UM PR, ATÉ A CHEGADA AO PODER EM 2022, DE NOVO, PELAS MÃOS DOS JUÍZES CAMARADAS.
O ESTADÃO APOIOU E APLAUDIU. LEMBRA DISSO, ESTADÃO?
O que está havendo com o Estadão?? Editoriais contra o Lula… A Cantanhede e outros articulistas começaram a criticar as merdas do Lula… Será que o Lula descuidou das verbas de publicidade ao jornal???
Festa de aniversário, misturada com comício político, com a presença do
” crime de la crime ” brasileiro !
A cleptocracia anunciada por Gilmar Mendes é de verdade, a bandidolatria venceu à moral e aos bons costumes!
Falimos moralmente !
Hora de pedir perdão ao Santíssimo e corrigir o rumo, o que conta mesmo, é o fim da história !
#MISERICORDIA !
Está nos faltando “homens bombs” para animar essa festa. Seria uma faxina geral…
O estadinho ajudou a eleger o chefe e ladrão mor e agora vem com essa? Pix tá atrasando pelo jeito!
UE ESTADAO. QUAL A DIFERENCA DO EX-PRESIDIARIO ELEITO PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA COM AJUDA DE VOCES DA VELHA MIDIA DO JOSE DIRCEU FORA QUE LULA ERA CHEFE DELE?
Economia nos adjetivos, fartura nos subjetivos, esperar desesperanças, o que mais não virá?
Vai ser, juntamente com Luladrão, Gilmar Mendes, Toffoli, Alexandre Moraes e outros a serem extirpados na guerra civil que o Janones convocou . Não vai dar nem tempo de fugirem pra Cuba que os pariu.
Se o Brasil fosse um país sério, todos os presentes seriam indiciados por comporem o crime de a maior formação de quadrilha do mundo, mas como aqui o crime compensa, e muito, esses bandidos deitam e rolam, com certeza havia alguns do judiciário enrustidos nesse delito.