Parlamentares de oposição decidiram obstruir os trabalhos da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 25. A medida ocorre em protesto contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na P1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.
Apenas as comissões com ampla maioria da oposição entre os membros estão em funcionamento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O plenário só terá quórum para votar a ordem do dia depois do aval do líder da oposição na Casa, Luciano Zucco (PL-RS).
Uma exceção foi concedida para a tarde desta terça-feira, a pedido da bancada feminina. A previsão para o restante da semana é de obstrução.
Aval de Bolsonaro
O movimento, que conta com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, também busca pressionar por anistia aos presos do 8 de janeiro.
Leia mais:
Parlamentares que se reuniram com Bolsonaro, nesta manhã, afirmam que a decisão por obstruir os trabalhos foi tomada depois do encontro com o ex-presidente.
Leia mais: “Oposição elogia ida de Bolsonaro ao STF: ‘Quem não deve não teme“
Fontes da oposição na Câmara, no entanto, afirmam que, a partir da próxima semana, a estratégia deve ser alterada, com novos convites e convocações de membros do governo.
Julgamento político?
Nesta terça-feira, apenas a Comissão de Segurança Pública da Câmara seguiu com as deliberações.
O presidente do colegiado, Paulo Bilynskyj (PL-SP), comentou a motivação da articulação pela paralisação dos trabalhos na Casa Baixa do Congresso.

“Hoje o Supremo Tribunal Federal pode dar um passo gravíssimo contra a democracia”, afirmou o deputado. “O julgamento de Jair Bolsonaro é simplesmente narrativa política que está sendo levada aos tribunais e que, se aceita, demonstra um grave ativismo judicial.”
Acordo com Lewandowski na Câmara
A intenção de manter o funcionamento do colegiado presidido por Bilynskyj foi desgastar o governo e aprovar o requerimento pela oitiva do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
O pedido de convocação de Lewandowski, que era o principal objetivo da oposição para o início desta semana, foi transformado em convite.
A oposição chegou a um acordo com o ministro, que se comprometeu a responder às interpelações dos deputados no dia 18 de abril.
Leia também: “Convocação de Lewandowski abre trabalhos da Comissão de Segurança Pública sob Bilynskyj“