A Justiça Federal devolveu seis residências e cinco carros ao ex-ministro da Casa Civil Antônio Palocci. Os bens foram bloqueados durante as investigações da Operação Lava Jato. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 4, pelo site Diário do Poder.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A decisão partiu da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, assinada pelo juiz Danilo Pereira Júnior. De acordo com o magistrado, a devolução aconteceu porque não há mais potencial obstáculo para o ex-ministro acessar o patrimônio.
Palocci foi ministro da Fazenda entre 2003 e 2006, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também participou do governo Dilma Rousseff em 2011, como ministro da Casa Civil, principal pasta da administração federal.
Leia também: “Relator da Lava Jato se declara impedido de julgar Palocci”
O ex-ministro foi preso em setembro de 2016, durante a Operação Lava Jato. Na época, a prisão foi autorizada pelo então juiz federal Sergio Moro. Palocci fechou um acordo de delações premiadas e denunciou Lula durante depoimentos.
Palocci detalhou esquema de propinas
Ele detalhou a suposta venda de medidas provisórias a grandes empresários em troca de caixa dois. Palocci foi acusado de negociar propinas com o Grupo Odebrecht, beneficiado em contratos com a Petrobras. O ex-ministro também teria recebido parte do dinheiro para intermediar propinas pagas pela empresa ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Palocci foi condenado em 2017 a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por causa do acordo de delação premiada, o ex-ministro passou a cumprir pena provisória em regime prisional semiaberto domiciliar em 2018.
Leia também: “Irmão de Palocci, envolvido na Lava Jato, é nomeado para transição de Lula”
Com o ex-ministro, foram condenados 12 réus. Entre eles estão Marcelo Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht, e os publicitários Mônica Moura e João Santana.
viva BRASIL
Vale ou não vale ROUBAR ….
a tal justiça é falha, desonesta e custa demasiadamente muito.
pobre e podre BRASIL.
A delação do Palocci é uma coletânea, um resumo da ópera de todo o esquema de corrupção do PT, eu sempre recomendo aos petralhas e isentões pesquisarem e lerem pra saber o que foi feito ao nosso país na época e que agora está sendo relativizado na canetada de um Tofolli ou de um Gilmar Mendes e do careca na maior cara de pau… País de memória curta!
Com apoio da justiça o Brasil se tornou o paraíso do banditismo.
Nosso país se tornou um prostíbulo a céu aberto, que tragédia.
Além de ladrão descarado, é de um cinismo impressionante.
Só uma pergunta.
Onde esta coisa achou dinheiro para ter um patrimônio deste, dos que sabemos, é claro.
Vade retro…..
Provavelmente será indenizado por todos esses inconvenientes
E Palocci é réu confesso!
Que país é esse?
Matéria sem qualquer consistência. Tantos carros e tantas casas, mas quais, onde estão, em que estado de deterioração se encontram? O que está aqui é um resumo, pobre e em retrospectiva do que houve. Texto no máximo para pesquisa Google. Não para Oeste.