O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou nesta quinta-feira, 8, o ex-presidente Jair Bolsonaro a pagar uma multa de R$ 15 mil. O motivo é a publicação, nas redes sociais, de conteúdo que associava o Partido dos Trabalhadores (PT) à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Leia também: “Pacheco diz que ‘minoria irresponsável’ queria ‘impor um Estado de exceção’“
Por maioria, o TSE decidiu que se trata de conteúdo falso e que deve ser excluído imediatamente por Bolsonaro. A representação foi ajuizada pela coligação de Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira e a sessão foi transmitida ao vivo pelos canais do TSE.
O vídeo compartilhado por Bolsonaro nas redes sociais mostrava um suposto integrante do PCC afirmando que, durante os governos do PT, havia um “diálogo cabuloso”. Ele também dizia que, com a chegada de Bolsonaro ao poder, a situação se complicou.
Leia mais: “Presidente do PL, Valdemar é preso em flagrante”
O placar terminou em 7 votos a 5. O relator foi o ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, que já não está mais no TSE. Foi ele também o relator da ação do PDT que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos.
Os ministros que acompanharam Gonçalves foram André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, presidente da Corte, e Maria Cláudia Bucchianeri, que também não está mais no TSE.
A liberdade de expressão de Bolsonaro
Os dois votos contrários à multa foram dos ministros Nunes Marques e Raul Araújo. Para eles, a postagem de Bolsonaro, embora polêmica, se insere no âmbito da liberdade de expressão nas eleições e promove o debate entre os candidatos, para melhor escolha do eleitor.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
“O objetivo foi firmar divergência entre medidas de combate ao crime organizado entre o governo anterior e gestões antecedentes”, analisou Raul Araújo, no voto proferido durante a sessão.
Leia também: “A negação da Justiça”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 200 da Revista Oeste
Esse vídeo foi amplamente divulgado nas redes em época anterior a esse compartilhamento por Bolsonaro. O problema é que o indivíduo que está dizendo aquilo, não é uma pessoa identificável, portanto esse vídeo não possui valor algum. Agora, além do Bolsonaro, provavelmente muita gente também compartilhou esse mesmo vídeo a torto e a direito. E aí, é só o Bolsonaro é quem vai levar essa multa? Estranho, não?
FALAR A VERDADE DÁ MULTA?
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.
Vagabundagem pura!