O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o ex-deputado federal Jean Wyllys remova publicações contra o empresário e presidente estadual do PTB de São Paulo, Otávio Fakhoury. As postagens foram feitas em setembro de 2021, durante os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. À época, Jean Wyllys escreveu que Fakhoury era um “mentiroso sórdido” e espalhava fake news.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
Na decisão, em caráter liminar (provisório), o juiz substituto Valentino Aparecido de Andrade afirmou que o conteúdo das publicações podem “causar momentosos efeitos contra a imagem, a honra e a dignidade” de Fakhoury.
Valentino afirmou ainda em seu despacho que as publicações devem ser “imediatamente removidas” das redes sociais pelo provedor.
“Pois que doto de efeito ativo este agravo de instrumento para, assim, determinar que o conteúdo das publicações feitas agravado em suas redes sociais, objeto desta demanda, sejam imediatamente removidas, requisitando-se ao respectivo provedor que cumpra esta decisão”, afirmou o magistrado na liminar.
A decisão é do último dia 12. Até o início da tarde desta quinta-feira, 20, as postagens ainda estavam no ar.
As alegações à Justiça do presidente do PTB de SP
O processo movido por Fakhoury faz referências à publicações do ex-deputado no dia 30 de setembro de 2021, durante o andamento da CPI da Covid no Senado Federal.
Na postagem, Jean Wyllys disse que Fakhoury era um “mentiroso sórdido” porque, ao depor na CPI da Covid, o apoiador de Jair Bolsonaro havia dito que nunca disseminou fake news. Fakhoury, de acordo com Jean Wyllys, teria disseminado notícias falsas relacionadas ao atentado a faca sofrido por Bolsonaro na campanha de 2018.
Leia também: “Folha admite fake news sobre acusação de nazismo em Santa Catarina”
Leia mais:
“Fakhoury foi um dos principais motores dessa trama sórdida contra mim, espalhando e impulsionando por meio de perfis uma mentira gravíssima (fake news) que até os dias de hoje tem impacto nocivo em minha vida”, disse o ex-deputado.
As postagens de Jean Wyllys também citam o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e ocorreram depois de uma discussão que envolveu o o senador Fabiano Contarato (PT-ES).
Ao jornal O Estado de S. Paulo, a assessoria de Jean Wyllys afirmou que o ex-deputado não tem conhecimento da sentença e que está cumprindo agenda na Bahia e visitando a família. À reportagem, Fakhoury afirmou que a postura do ex-parlamentar é “reincidente em fazer acusações falsas”. A assessoria de Do Val afirmou que o senador não irá se pronunciar.
Novo cargo para Jean Wyllys
Na última quinta-feira, 13, o Planalto confirmou o nome de Jean Wyllys na área de planejamento de comunicação, ligado diretamente ao ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta. Ainda não há data para a nomeação formal.
O ex-parlamentar retornou ao país, em junho, após quatro anos fora, e afirmou estar “retomando uma vida que foi tirada”. Ele havia renunciado ao mandato por receber ameaças de morte em 2019. Nas redes sociais, a volta de Jean Wyllys foi comemorada pela primeira-dama, Janja. “Olha ele aqui outra vez! Dia de dar um abraço apertado no nosso Jean e dizer pessoalmente como é bom tê-lo de volta. O Brasil é seu!”, disse.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Leia também: “Jean Wyllys gera mau-estar antes de assumir cargo no governo Lula”
QUAL A CONTRIBUIÇÃO DE JEAN WYLLYS PARA O BRASIL? O QUE ELE TEM DE BOM PARA ACRESCENTAR À POLÍTICA, À MORAL E AOS BONS COSTUMES DO PAÍS? QUAL SEU CURRÍCULO? TEM ALGUMA OBRA PUBLICADA?
COMO PERGUNTAR NÃO OFENDE, PERGUNTO: QUAL A IMPORTÂNCIA DE JEAN WYLLYS PARA O BRASIL? QUAL SEU CURRÍCULO? TEM ALGUMA OBRA PUBLICADA?
Poucas vezes em minha vida senti tanto asco por uma figura. A Oeste deveria nos preservar e evitar materias com fotos pornograficas. Nao se aproveita absolutamente nada do que diz ou faz essa coisa.
Feliz da Europa que se livrou disso.
Se já não tivéssemos etários em demasia ainda importamos esse aprendiz de feiticeiro. O que essa transloucada acrescenta ao nosso país? Qual representatividade e relevância tem a bobalhona? Se esse sujeito (a) ficasse lá fora de vez faria um favor imenso ao nosso país. Ele de nada acrescenta! Infelizmente a deslumbrada “Esbanja” que é uma verdadeira “galinha atravessando à rua” ( tonta ) faz esse pedido esdrúxulo ao velhinho para empregá-lo e o babão aceitou.. agora temos que dormir com essa transloucada todos os dias dando chiliques..